As áreas de Engenharia Elétrica envolvem atividades ligadas à geração e distribuição de energia elétrica, à manutenção e fabricação de equipamentos eletrônicos, à criação e ao desenvolvimento de circuitos da indústria eletrônica, projeção de circuitos de energia, dedicando-se essencialmente às redes elétricas, aos circuitos e aos sistemas de geração de eletricidade, entre outras. Assim, essa é considerada uma das carreiras em alta, principalmente por conta do setor aquecido e das excelentes remunerações.
A Engenharia Elétrica é um dos mais específicos e vastos campos de estudo das engenharias e possui uma das maiores demandas do mercado de trabalho que envolvem conhecimentos com eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica.
O principal diferencial de estudar com a São Lucas é esse: além de contar com uma grade curricular repleta de matérias voltadas ao ensino das teorias necessárias para a execução técnica, o aluno é constantemente estimulado a criar uma noção humanizada da importância de seu trabalho. Sendo assim, é uma boa escolha para quem quer um ensino completo para atuar de forma competente na área de Engenharia Elétrica.
Gostou? Confira a grade curricular do curso de Engenharia Elétrica disponível no site e surpreenda-se com tudo o que a São Lucas tem para lhe oferecer!
Deseja conhecer mais sobre outros cursos de Engenharia, dentre outras áreas? Confira também os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo para descobrir outras possibilidades para o seu futuro.
Áreas de Atuação
Os engenheiros elétricos podem trabalhar em diferentes áreas, como geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. As principais empresas contratantes são as instituições públicas e de pesquisa, bem como as concessionárias de energia.
Além disso, você também poderá atuar em indústrias privadas, geralmente, com atividades associadas à automação, sistemas de potência, planejamento e controle de processos industriais. E, também pode optar por ser autônomo.
Mercado de Trabalho
A Engenharia Elétrica considerada uma das carreiras em alta, principalmente por conta do setor aquecido e das excelentes remunerações. Além disso, o mercado na área de Engenharia Elétrica é bastante dinâmico, oferecendo muitas oportunidades de emprego. Isso porque há uma grande demanda de serviços relacionados à eletricidade. Dessa forma, praticamente todas as indústrias necessitam do trabalho de um engenheiro eletricista.
Matriz Curricular do Curso de Engenharia Elétrica
A matriz curricular do curso de Engenharia Elétrica, visa suprir a necessidade de qualificar profissionais capazes de garantir a qualidade dos sistemas de geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; materiais elétricos e eletrônicos; equipamentos eletrônicos em geral; sistemas de comunicação e telecomunicações; seus serviços afins e correlatos, atuando na realização de estudos e proposição de ações que culminem em planejamento, projeções e desenvolvimento, traduzindo as necessidades e expectativas da população em propostas ecologicamente equilibradas e sustentáveis, que respeitem as necessidades sociais, culturais e éticas.
Sua oferta, Sua oferta, desde o princípio, foi pautada na qualidade, indo ao encontro da preocupação manifesta pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE n° 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019) e das demandas regionais, preocupação demonstrada pelo currículo do curso, idealizado na formação por habilidades e competências, pelos projetos de extensão e atividades de pesquisa contidas em seu PPC, consonantes com o PDI da instituição e DCN do curso, com integralização mínima prevista em cinco anos.
Perfil do egresso do curso de Engenharia Elétrica
O profissional Engenheiro Eletricista formado pelo Centro Universitário São Lucas Porto Velho em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais, deverá:
- Ser um profissional com formação generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade, com relação a todas as atividades exercidas pelo profissional Engenheiro Eletricista.
A formação do Engenheiro Eletricista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
- Aplicar conhecimentos matemáticos e experimentos e interpresar resultados;
- Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
- Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Essas atribuições podem ser exercidas em órgãos públicos, particulares, instituições de ensino superior, atividades autônomas, organizações governamentais e não governamentais e em várias outras esferas que compõem o vasto campo de atuação do Engenheiro Eletricista.
É uma preocupação diuturna do Centro Universitário São Lucas Porto Velho, com a formação de profissionais com alto grau de precisão técnica, sem perder a memória, todavia, as competências crítico-reflexivas, voltadas para o desenvolvimento multidisciplinar, como forma de estabelecer uma intercomunicação entre profissionais das mais diversas áreas, bem como formar não apenas o profissional, mas a pessoa humana, que assume uma responsabilidade social em um projeto social.
Deste modo, o perfil profissional do egresso do SÃO LUCAS PVH está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso, sendo expressas as competências a serem desenvolvidas pelo discente e articuladas as necessidades e peculiaridades locais e regionais.
Diferenciais do curso
01.
Formação consciente
O profissional formado pela São Lucas é estimulado a manter em mente toda a importância social da sua profissão.
02.
Matriz curricular completa
A matriz curricular do curso traz os conhecimentos teóricos fundamentais na formação de um profissional competente.
03.
Corpo docente preparado
A São Lucas possui um corpo docente cuidadosamente selecionado e preparado para dar as melhores aulas.
04.
Incentivo à pesquisa
Durante o curso, o aluno é estimulado a se manter pesquisando, dentro e fora das salas de aula, mesmo após a graduação.
05.
Ensino coletivo e ativo
Na São Lucas, o aluno participa de projetos que incentivam o desenvolvimento de sua capacidade de atuar ativamente em um grupo.
06.
Infraestrutura completa
Em todas as unidades da São Lucas, o aluno conta com toda a infraestrutura necessária para seu aprendizado teórico e prático.
07.
Projetos integradores
Através dos projetos integradores, o aluno tem os seus conhecimentos aplicados de forma criativa, estimulando-o a ir além das aulas teóricas.
08.
Preparação profissional
A partir dos desafios propostos em classe, além dos projetos em grupo, o aluno é preparado para as realidades do universo profissional.
Corpo Docente
Coordenadora
Jayne Carlos Piovesan
Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Rondônia - FARO (2013), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Rondônia - FARO (2015), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016) e Doutora pelo Programa de Engenharia Civil da UNISINOS. Atualmente Coordenadora do curso de Engenharia Civil e Docente no Centro Universitário São Lucas, nas Unidades I e II.
Núcleo Docente
Jayne Carlos Piovesan
Mestre
João Edson Leite Junior
Mestre
Nathália Martins da Silva Reis Pimentel
Mestre
Leonardo Audálio Ferreira Nascimento
Mestre
Coordenação
Jayne Carlos Piovesan
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.