TipoGraduação

Modalidade Presencial

Turno Noite

Formação Bacharelado

Duração 9 semestres

Unidades Porto Velho - Campus 1

Área Saúde

Apresentação

A faculdade de fonoaudiologia é responsável por formar profissionais conhecidos como fonoaudiólogos. Este curso da área da saúde é voltado para a comunicação e linguagem humana. Estudando, principalmente, a fala, a voz e a audição, o profissional possui diferentes áreas de atuação e diferentes ambientes também. Além disso, o fonoaudiólogo aplica tratamentos e desenvolve atividades que promovem a saúde. Atuando também no procedimento de cuidados com a gagueira e surdez, por exemplo, o profissional é muito importante no desenvolvimento da comunicação.

Mercado de Trabalho para Fonoaudiologia

O mercado de trabalho para fonoaudiólogos é variado e oferece diferentes opções de ambientes. Clínicas particulares e hospitais estão entre os principais locais para encontrar profissionais da área trabalhando. Pessoas que utilizam a voz como um de seus instrumentos de trabalho, como professores e cantores, normalmente procuram por um fonoaudiólogo, para que possam melhorar sua dicção e manter uma preparação da voz.

Sendo assim, o mercado de trabalho para esses profissionais é amplo, permitindo que ele se especialize em diferentes áreas e possa trabalhar com aquilo que mais se identifica. Dessa forma, é possível compreender que os fonoaudiólogos são profissionais muito requisitados por pessoas que usam muito a voz ou possuem algum problema em sua dicção, como gagueira ou dificuldade com a pronúncia de alguma palavra, por exemplo.

Matriz Curricular do Curso de Fonoaudiologia

A matriz curricular do curso de fonoaudiologia na Faculdade São Lucas é completa. Com duração de nove semestres — quatro anos e meio –, o último semestre é dedicado a estágios supervisionados. Com matérias que envolvem audição, LIBRAS, psicologia do desenvolvimento, audiologia infantil, atuação fonoaudiológica nos distúrbios neurológicos e fonoaudiologia hospitalar, é possível garantir que o aluno se desenvolva da melhor forma. Além disso, o TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, é iniciado já no sétimo período, para que o aluno tenha tempo necessário para concluir suas atividades.

Especializações dos Fonoaudiólogos

Existem diversas especializações disponíveis para aqueles que se formam em fonoaudiologia. Audiologia (trata problemas relacionados à audição e ao equilíbrio), linguagem (cuida de distúrbios que envolvem a escrita e a fala), motricidade oral (trata dificuldades com a mastigação, sucção, fala, respiração e deglutição) e voz (cuida e previne problemas como a rouquidão e aperfeiçoa a pronúncia e a entonação) estão entre as principais especializações para aqueles que concluem o curso de fonoaudiologia. Assim, o profissional pode escolher a área que mais se encaixa com seu perfil e se tornar um especialista no assunto.

Faculdade de Fonoaudiologia é na Faculdade São Lucas

Com um corpo docente qualificado, os cursos de ciências da saúde fornecidos pela Faculdade São Lucas formam profissionais prontos para enfrentar o mercado de trabalho. Seja uma escola de fonoaudiologia, medicina ou enfermagem, aqui você encontra o melhor para sua formação superior. Disponível em diferentes campus e com diversos cursos, a Faculdade São Lucas disponibiliza o melhor para atender a todos os estudantes. Venha já para um de nossos campus e inicie o curso superior que pode mudar a sua vida e a de muitos pacientes!

Inscreva-se grátis!

Autorizado pela Portaria MEC nº 24 de 4/1/2002, DOU de 9/1/2002 | Reconhecimento pela Portaria MEC nº 3982 de 14/11/2005, DOU de 17/11/2005 | Renovação de Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 134 de 1/3/2018, DOU de 2/3/2018


Diferenciais do curso

01.

Formação consciente

O profissional formado pela São Lucas é estimulado a manter em mente toda a importância social da sua profissão.

02.

Matriz curricular completa

A matriz curricular do curso traz os conhecimentos teóricos fundamentais na formação de um profissional competente.

03.

Corpo docente preparado

A São Lucas possui um corpo docente cuidadosamente selecionado e preparado para dar as melhores aulas.

04.

Incentivo à pesquisa

Durante o curso, o aluno é estimulado a se manter pesquisando, dentro e fora das salas de aula, mesmo após a graduação.

05.

Ensino coletivo e ativo

Na São Lucas, o aluno participa de projetos que incentivam o desenvolvimento de sua capacidade de atuar ativamente em um grupo.

06.

Infraestrutura completa

Em todas as unidades da São Lucas, o aluno conta com toda a infraestrutura necessária para seu aprendizado teórico e prático.

07.

Projetos integradores

Através dos projetos integradores, o aluno tem os seus conhecimentos aplicados de forma criativa, estimulando-o a ir além das aulas teóricas.

08.

Preparação profissional

A partir dos desafios propostos em classe, além dos projetos em grupo, o aluno é preparado para as realidades do universo profissional.