O curso de Farmácia forma profissionais que são chamados de farmacêuticos. Eles são responsáveis por estudar a composição dos medicamentos, alimentos industrializados e cosméticos, por exemplo. O curso de Farmácia vem acompanhada de matérias como química analítica e plantas medicinais, que permitem o desenvolvimento adequado do aluno como um profissional qualificado para exercer sua função.
Podendo atuar em diferentes áreas, o farmacêutico pode trabalhar em indústrias e farmácias de manipulação, por exemplo. Sendo o desenvolvimento e a fabricação de remédios sua principal característica, esse profissional possui uma grande responsabilidade perante a sociedade, uma vez que pode desenvolver remédios para curar diversas doenças.
Grade curricular de Farmácia
A grade curricular do curso de Farmácia é voltada para a área de exatas. Com matérias como bioquímica e química orgânica, o profissional termina o curso preparado para enfrentar as atividades que mercado de trabalho exige dele. Além disso, algumas das aulas no curso de Farmácia também estão presentes no curso de Biomedicina e Enfermagem, considerando que essas estão todas na área da saúde.
Outras das matérias que você vai encontrar durante os cinco anos do curso de farmácia são: anatomofisiologia, microbiologia, biologia molecular, parasitologia geral, semiologia farmacêutica, toxicologia, bioquímica clínica, hematologia clínica e biotecnologia. Dessa forma, o aluno se forma com um conhecimento abrangente na área, capaz de realizar diversas funções diferentes.
Mercado de trabalho para Farmácia
O mercado de trabalho para aqueles que se formam no curso de Farmácia é amplo. Sendo assim, o profissional pode atuar no desenvolvimento de novos medicamentos, remédios manipulados, controlar a qualidade dos alimentos, realizar análises clínicas e toxicológicas e orientar pacientes em drogarias, por exemplo. Além disso, o campo de atuação permite que o farmacêutico escolha qual área é a melhor para seus objetivos.
O profissional formado em Farmácia é capaz de realizar trabalhos na área ambiental, cosmetologia, biologia molecular, bioquímica clínica, farmácia clínica, vendas, vigilância sanitária e, principalmente, com a pesquisa clínica. Sendo assim, o farmacêutico pode trabalhar tanto com controle quanto com métodos para testar novas drogas que podem curar doenças.
Áreas de atuação para o farmacêutico
No geral, pode-se dizer que existem aproximadamente 70 áreas de atuação diferentes para os farmacêuticos. Algumas delas são: fitoterapia, farmácia veterinária, parasitologia clínica, toxicologia forense, controle de pragas urbanas, banco de sangue, banco de órgãos, acupuntura, auditoria farmacêutica e desenvolvimento de alimentos modificados geneticamente, por exemplo.
Curso de Farmácia na Faculdade São Lucas
Os profissionais formados em farmácia, assim como os de todas as outras áreas de ciências da saúde, devem exercer seu trabalho com ética e ter o senso de responsabilidade de seus trabalhos. Atuando, principalmente, buscando maneiras de melhorar a vida da população, por meio de descobertas que podem trazer diversas melhorias na área da saúde. No Centro Universitário São Lucas você encontra os melhores docentes que vão trabalhar juntos para desenvolver um profissional qualificado para enfrentar os desafios que o mercado de trabalho apresenta. Venha já conhecer nossos outros cursos e inicie seu curso superior!
Inscreva-se grátis!
Autorizado pela Resolução CONSU nº 3, de 29/3/2017