Engenharia de Produção

TipoGraduação

Modalidade Presencial

Turno Noite

Formação Bacharelado

Duração 10 semestres

Unidades Porto Velho - Campus 1

Área Exatas

Apresentação

O curso de Engenharia de Produção é destinado à formação de profissionais capacitados para lidar com todos os desafios da área, tanto no âmbito técnico quanto nos âmbitos relacionados à humanidade e à natureza. Sendo assim, oferece um curso com disciplinas abrangentes, com o objetivo de formar pessoas profissionalmente completas e preparadas para o mercado de trabalho da Engenharia de Produção.

Durante a sua formação, o futuro engenheiro de produção que estuda no Centro Universitário São Lucas tem as suas habilidades desenvolvidas essencialmente com o auxílio de disciplinas focadas no aprimoramento e na aprendizagem do raciocínio matemático teórico necessário para se tornar um profissional da área. Tudo isso é complementado com disciplinas destinadas à conscientização do futuro profissional em relação à importância que possui e às responsabilidades que adquire durante a sua atuação.

Tem interesse em fazer uma graduação de Engenharia, mas não tem certeza sobre qual dos cursos escolher? Aproveite para conferir as demais opções oferecidas pelo São Lucas, como a Engenharia Civil e a Engenharia Elétrica.

Áreas de atuação do curso de Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção tem um vasto campo de atuação no mercado de trabalho, se dividindo em dez grandes áreas, são elas: Logística, Engenharia de Qualidade, Engenharia de Sustentabilidade, Engenharia Organizacional, Engenharia Econômica, Engenharia de Produto, Engenharia Operacional e Processos de Produção, Planejamento e Controle, Engenharia do Trabalho e na Docência.   .

Na prática, o engenheiro pode trabalhar na fábrica, desenvolvendo formas de otimizar a produção, reduzir custos, aumentar a qualidade e a produtividade, melhorar a segurança etc. Em geral, esse cargo ainda traz consigo uma série de responsabilidades que envolvem questões administrativas.

Mercado de Trabalho para o curso de Engenharia de Produção

O momento é de muita procura por profissionais que atuam como engenheiro de produção. Trata-se de uma atuação plural, já que o curso é abrangente e lida com diferentes áreas e habilidades. Além de uma base nas ciências exatas, como matemática e física, o nicho ainda aborda conteúdos voltados à gestão de pessoas e processos.

O salário médio do engenheiro de Produção varia entre R$5.000 e R$9.300 para 8 horas diárias de trabalho. Com algumas exceções, a maioria das áreas tem como futuro mais provável uma promoção para supervisor de Produção, gerente de Produção ou engenheiro de Planejamento.

Matriz curricular do curso de Engenharia de Produção

A grade curricular do curso de Engenharia de Produção inicialmente é focada na área de exatas. Os primeiros semestres contam com aulas de química, cálculo, desenho técnico, física e resistência dos materiais, por exemplo. Já nos anos seguintes são matérias mais aplicadas, como pesquisa operacional, gestão de custo, gestão de pessoas, informática aplicada, ergonomia, projetos e layout, manutenção, qualidade, entre outras.

Engenharia de Produção é no São Lucas

No Centro Universitário São Lucas, você encontra os melhores recursos para ajudar no seu desenvolvimento profissional. Com docentes qualificados e toda a estrutura necessária para os alunos, a educação de qualidade é garantida.

Além disso, é possível também, no Centro Universitário São Lucas fazer Engenharia de Produção EAD, onde você estuda sem sair de casa, no seu tempo e com toda a qualidade que você merece.

Perfil do Egresso

O perfil do egresso do curso de Engenharia de Produção do São Lucas é o de um profissional completo, com todo o embasamento teórico e prático necessários para uma excelente atuação, além de ser um indivíduo consciente de sua responsabilidade ambiental e social enquanto profissional da área.

Suas habilidades permeiam a capacidade de controlar, organizar, projetar e aprimorar os sistemas de produção e o ambiente de trabalho, objetivando uma produção otimizada, eficiente e segura para os profissionais envolvidos no processo.

Seu perfil ainda inclui as habilidades de lidar com números, especialmente no âmbito estatístico, valendo-se de previsões e de uma noção ampla do setor para prever resultados e atingir metas, minimizando prejuízos nos mais diversos âmbitos.

Além disso, o perfil do egresso consiste em um indivíduo com o embasamento necessário para compreender e minimizar os impactos da produção na natureza, valendo-se de uma percepção global para se manter em acordo com valores éticos.

Inscreva-se grátis!

Em breve.


Diferenciais do curso

01.

Formação consciente

O profissional formado pela São Lucas é estimulado a manter em mente toda a importância social da sua profissão.

02.

Matriz curricular completa

A matriz curricular do curso traz os conhecimentos teóricos fundamentais na formação de um profissional competente.

03.

Corpo docente preparado

A São Lucas possui um corpo docente cuidadosamente selecionado e preparado para dar as melhores aulas.

04.

Incentivo à pesquisa

Durante o curso, o aluno é estimulado a se manter pesquisando, dentro e fora das salas de aula, mesmo após a graduação.

05.

Ensino coletivo e ativo

Na São Lucas, o aluno participa de projetos que incentivam o desenvolvimento de sua capacidade de atuar ativamente em um grupo.

06.

Infraestrutura completa

Em todas as unidades da São Lucas, o aluno conta com toda a infraestrutura necessária para seu aprendizado teórico e prático.

07.

Projetos integradores

Através dos projetos integradores, o aluno tem os seus conhecimentos aplicados de forma criativa, estimulando-o a ir além das aulas teóricas.

08.

Preparação profissional

A partir dos desafios propostos em classe, além dos projetos em grupo, o aluno é preparado para as realidades do universo profissional.