TipoGraduação

Modalidade Presencial

Turno Noite, Tarde

Formação Bacharelado

Duração 10 semestres

Unidades Porto Velho - Campus 1

Área Exatas

Apresentação

A Graduação de Engenharia Civil consiste em uma ramificação da engenharia que trabalha seis grandes áreas: Cálculo Estrutural (incluindo estruturas de grande porte),Hidráulica e Saneamento, Estradas e Transportes, Geotecnia, Materiais de Construção e Construção Civil. Com um total de 5 anos de curso, são estudadas muitas matérias técnicas, como geometria descritiva, desenhos técnicos e arquitetônicos, materiais de construção, mecânica dos solos, estruturas, concreto, estradas, pavimentação, projetos, entre outras. O profissional formado em engenharia civil costuma acompanhar todo o processo de uma obra, definindo até mesmo o material que será usado na construção.

Sendo assim, é possível compreender que o engenheiro civil é a pessoa mais importante envolvida em grandes obras. Responsável por detalhes de extrema importância, o profissional calcula cada detalhe para garantir a estabilidade do edifício perante as mudanças no tempo, por exemplo. O mercado de trabalho é amplo e é possível atuar com saneamento e até mesmo na área financeira, como em bancos e em cargos de administração.

Áreas de Atuação do curso de Engenharia Civil

O curso de engenharia civil ajuda a desenvolver profissionais que serão capazes de realizar grandes obras. Existem diversas especializações que podem servir para completar o curso, tornando o profissional ainda mais qualificado para atuar em determinadas situações. Sendo em construções como prédios, ou que ajudem na mobilidade urbana, como pontes e estradas, a presença do engenheiro civil é de extrema importância para o mundo.

Mercado de trabalho para o curso de Engenharia Civil

O mercado de trabalho para engenharia civil é amplo e atende diversos gostos. Levando um salário consideravelmente alto, a profissão é muito procurada por jovens com grandes planos. Se formando nessa área, é possível trabalhar com atividades como construção urbana, infraestrutura e transporte, gerenciamento e ocupação de edifícios, administração de recursos e estruturas e fundações.

É possível ser autônomo, empreendedor - dono do seu próprio negócio, trabalhar em grandes empresas, ser concursado em cargos técnicos a nível municipal, estadual ou federal, além também de trabalhar na docência, formando novos profissionais.

Curso de Engenharia Civil

O curso de engenharia civil ajuda a desenvolver profissionais que serão capazes de realizar grandes obras. Existem diversas especializações que podem servir para completar o curso, tornando o profissional ainda mais qualificado para atuar em determinadas situações. Sendo em construções como prédios, ou que ajudem na mobilidade urbana, como pontes, a presença do engenheiro civil é de extrema importância para o mundo.

Mercado de trabalho para Engenharia Civil
O mercado de trabalho para engenharia civil é amplo e atende diversos gostos. Levando um salário consideravelmente alto, a profissão é muito procurada por jovens com grandes planos. Se formando nessa área, é possível trabalhar com atividades como construção urbana, infraestrutura e transporte, gerenciamento e ocupação de edifícios, administração de recursos e estruturas e fundações.

Matriz curricular do curso de Engenharia Civil

A grade curricular do curso de Engenharia Civil é muito focada na área de exatas. Os primeiros semestres contam com aulas de química, cálculo, desenho técnico, física e resistência dos materiais, por exemplo. Já nos anos seguintes são matérias mais aplicadas, como estruturas, concreto, hidráulica, terraplanagem, instalações hidrossanitárias e elétricas prediais, drenagem urbana e saneamento ambiental.

Com aulas técnicas, teóricas e práticas, o aluno se forma com um amplo conhecimento em engenharia. No Centro Universitário São Lucas, é possível encontrar uma matriz curricular completa, na qual os docentes são qualificados para passar seus conhecimentos. Sendo assim, o aluno se torna um profissional competente para exercer diversas funções diferentes perante a sociedade.

Engenharia Civil no São Lucas

No Centro Universitário São Lucas, você encontra os melhores recursos para ajudar no seu desenvolvimento profissional. Com docentes qualificados e toda a estrutura necessária para os alunos, a educação de qualidade é garantida. Laboratórios equipados, tanto para disciplinas básicas quanto para disciplinas específicas, visitas técnicas acompanhadas, eventos nacionais e internacionais, resolução de problemas de Engenharia, entre outros.

Conheça também os outros tipos de cursos de engenharia, que envolvem engenharia de produção, engenharia elétrica e engenharia mecânica, por exemplo, sendo que todos os citados estão disponíveis no São Lucas. Explore essa área tão importante para a vida nas grandes cidades, mas que também possui forte influência no interior. Transforme vidas e venha estudar engenharia civil!

Perfil do Egresso

O perfil do egresso de Engenharia Civil é marcado por algumas características:

  • Ser um profissional com uma visão generalista, holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético;
  • Estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
  • Ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
  • Ter a capacidade de se comunicar eficientemente de todas as formas;
  • Ser um profissional que considere os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
  • Adotar em sua prática profissional perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares;
  • Ter aptidão para compreender a diversidade social e as necessidades de cada indivíduo e comunidade;
  • Ter capacidade de trabalhar com equilíbrio; na atuação profissional ser preocupado em promover a proteção do meio ambiente, na elaboração de projetos e propostas levando em conta a eficiência energética, as técnicas inovadoras, a utilização sustentável de recursos, a sustentabilidade de modo geral desenvolvendo sua atividade de maneira profissional e ética.

Essas atribuições podem ser exercidas em órgãos públicos, particulares, instituições de ensino superior, atividades autônomas, organizações governamentais e não governamentais e em várias outras esferas que compõem o vasto campo de atuação do engenheiro civil.

É uma preocupação diuturna do Centro Universitário São Lucas, com a formação de profissionais com alto grau de precisão técnica, sem perder a memória, todavia, as competências crítico-reflexivas, voltadas para o desenvolvimento multidisciplinar, como forma de estabelecer uma intercomunicação entre profissionais das mais diversas áreas, bem como formar não apenas o profissional, mas a pessoa humana, que assume uma responsabilidade social em um projeto social.

Inscreva-se grátis!

Autorizado pela Resolução CONSEPE nº 6, de 6/10/2016


Diferenciais do curso

01.

Formação consciente

O profissional formado pela São Lucas é estimulado a manter em mente toda a importância social da sua profissão.

02.

Matriz curricular completa

A matriz curricular do curso traz os conhecimentos teóricos fundamentais na formação de um profissional competente.

03.

Corpo docente preparado

A São Lucas possui um corpo docente cuidadosamente selecionado e preparado para dar as melhores aulas.

04.

Incentivo à pesquisa

Durante o curso, o aluno é estimulado a se manter pesquisando, dentro e fora das salas de aula, mesmo após a graduação.

05.

Ensino coletivo e ativo

Na São Lucas, o aluno participa de projetos que incentivam o desenvolvimento de sua capacidade de atuar ativamente em um grupo.

06.

Infraestrutura completa

Em todas as unidades da São Lucas, o aluno conta com toda a infraestrutura necessária para seu aprendizado teórico e prático.

07.

Projetos integradores

Através dos projetos integradores, o aluno tem os seus conhecimentos aplicados de forma criativa, estimulando-o a ir além das aulas teóricas.

08.

Preparação profissional

A partir dos desafios propostos em classe, além dos projetos em grupo, o aluno é preparado para as realidades do universo profissional.