Apresentação

Ciências Biológicas ? ou Biologia ? é oferecido em dois tipos de formação: o bacharelado e a licenciatura. O bacharelado forma profissionais que vão atuar diretamente em empresas de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de processos biológicos. A licenciatura forma professores para o ensino fundamental e médio. Quem optar pelo bacharelado vai ter que estudar por quatro anos. Já a licenciatura pode ser concluída em pouco mais de três. Dá para encontrar o curso tanto em faculdades particulares quanto públicas. E mais: ambos estão disponíveis tanto no formato presencial como a distância ? neste último grande parte das opções (cerca de 70%) são de licenciatura. O curso é bastante dinâmico, com muitas aulas em laboratório (química, anatomia, microbiologia, etc.) e até visitas a locais de interesse biológico. O estágio curricular é obrigatório nos dois graus de formação: bacharelado e licenciatura.

Faculdade de Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas estuda todos os fundamentos da vida ? e isso passa por disciplinas gerais de áreas como Medicina, Química, Física e até da Sociologia e Psicologia. Veja alguns exemplos do que se estuda: Anatomia Humana Biofísica Bioquímica Biotecnologia Citologia Animal e Vegetal Ecologia Ecologia de Ecossistemas Educação Ambiental Evolução Fisiologia Humana Fisiologia Vegetal Genética Genética de Populações Impacto Ambiental Imunobiologia Manejo e Conservação de Recursos Naturais Microbiologia Paleontologia Parasitologia Humana Psicologia Sistemas Circulatório, Linfóide, Muscular, Nervoso, Endócrino e Genito-urinário Sistemas Digestivo, Respiratório e Tegumentar Sistemática Animal, Vegetal e de Microrganismos Sociologia Sociologia Zoologia de Invertebrados Zoologia de Vertebrados Nos cursos de licenciatura os alunos têm, além de grande parte dessas disciplinas, algumas outras sobre metodologia de ensino e gestão escolar. A grade curricular pode variar de faculdade para faculdade.

Áreas de atuação do Biomédico

O bacharel em Ciências Biológicas pode trabalhar em institutos de pesquisa, indústrias, empresas de diversos portes, laboratórios, no serviço público, consultorias, órgãos regulamentadores e até em organizações não-governamentais. Já os licenciados têm todo o universo de escolas da rede pública e particular à disposição. Para quem investe em mestrado e doutorado, as opções são ainda mais amplas, já que incluem também o ensino superior. Hoje, os campos que estão mais em alta são: Educação Ambiental (como destaque para certificação ambiental e controle de doenças relacionadas à microbiologia) Conservação e manejo de biodiversidade Políticas de saúde Biotecnologia Bioprospecção (pesquisa e exploração da biodiversidade de uma região) Biossegurança Análises Clínicas Vigilância Sanitária Biologia Forense

Inscreva-se grátis!

Autorizado pela Portaria MEC nº 393 de 8/2/2002, DOU de 13/2/2002 | Reconhecimento pela Portaria MEC nº 3981 de 14/11/2005, DOU de 17/11/2005 | Renovação de Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 134 de 1/3/2018, DOU de 2/3/2018


Diferenciais do curso

01.

Formação consciente

O profissional formado pelo São Lucas é estimulado a manter em mente toda a importância social da sua profissão.

02.

Matriz curricular completa

A matriz curricular do curso traz os conhecimentos teóricos fundamentais na formação de um profissional competente.

03.

Corpo docente preparado

O São Lucas possui um corpo docente cuidadosamente selecionado e preparado para dar as melhores aulas.

04.

Incentivo à pesquisa

Durante o curso, o aluno é estimulado a se manter pesquisando, dentro e fora das salas de aula, mesmo após a graduação.

05.

Ensino coletivo e ativo

No São Lucas, o aluno participa de projetos que incentivam o desenvolvimento de sua capacidade de atuar ativamente em um grupo.

06.

Infraestrutura completa

Em todas as unidades da São Lucas, o aluno conta com toda a infraestrutura necessária para seu aprendizado teórico e prático.

07.

Projetos integradores

Através dos projetos integradores, o aluno tem os seus conhecimentos aplicados de forma criativa, estimulando-o a ir além das aulas teóricas.

08.

Preparação profissional

A partir dos desafios propostos em classe, além dos projetos em grupo, o aluno é preparado para as realidades do universo profissional.