Arquitetura e Urbanismo

TipoGraduação

Modalidade Presencial

Turno Noite

Formação Bacharelado

Duração 10 semestres

Unidades Porto Velho - Campus 2

Área Exatas

Apresentação

Arquitetura e urbanismo é uma área capaz de desenvolver diversas habilidades. Arte, cultura, estética e desenho são algumas das áreas que envolvem o curso de arquitetura. Além de projetar e organizar diferentes ambientes, o arquiteto é responsável pela coordenação de seus projetos. Podendo trabalhar em áreas diversas, o profissional formado em arquitetura pode optar por uma especialização que envolve tanto ambientes internos quanto externos. Assim como em grandes construções, como pontes ou projetos menores de casas e apartamentos, por exemplo.

Áreas de atuação do curso de Arquitetura e Urbanismo

As atribuições profissionais do arquiteto e urbanista são:

I - supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica;

II - coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;

III - estudo de viabilidade técnica e ambiental;

IV - assistência técnica, assessoria e consultoria;

V - direção de obras e de serviço técnico;

VI - vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem;

VII - desempenho de cargo e função técnica;

VII - treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária;

VIII - desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle de qualidade;

IX - elaboração de orçamento;

X - produção e divulgação técnica especializada; e

XI - execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço

técnico.

Mercado de Trabalho para Arquitetos

O mercado de trabalho para arquitetos é amplo. Com a opção de se especializar em áreas diferentes, que abrangem setores como escritórios de paisagismo e construtoras civis, é possível escolher aquela que mais combina com a sua personalidade. Áreas como arquitetura de interiores, arquitetura industrial, paisagismo e urbanismo costumam atrair muitas pessoas por suas características individuais, que incluem um projeto único e exclusivo.

Matriz Curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo

O currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo foi concebido para propiciar uma formação dos alunos para atuarem com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana. Cabe enfatizar que o desenho desta proposta inovadora intra e interdisciplinar e transversal propicia uma conjugação de saberes, o aperfeiçoamento e a atualização técnico-científica, primando por uma formação na área humanística e de conhecimento técnico, com espírito científico, empreendedor e consciente da ética profissional.

Arquitetura e Urbanismo é no São Lucas

A Graduação de Arquitetura e Urbanismo abrange muitos conteúdos diferentes. Em geral, esse é um curso que possui 10 semestres de duração, ou seja, cinco anos. Dessa forma, é possível absorver todos os conteúdos teóricos e práticos que a faculdade oferece. Com uma infraestrutura qualificada, é possível garantir um aprendizado adequado para formar profissionais competentes.

No Centro Universitário São Lucas, é possível desenvolver ainda melhor suas habilidades com desenho e com as maquetes que levam aos projetos em tamanho real. Para a conclusão do curso, normalmente é exigido que a pessoa tenha realizado um período de estágio, no qual ela pode aprender e se desenvolver ainda mais para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho.

Somente o Centro Universitário São Lucas oferece a melhor infraestrutura para aqueles que desejam se formar em arquitetura, cursos da área de negócios, cursos de humanas e muitas outras áreas. Com um corpo docente qualificado e cursos bem estruturados, é possível garantir o melhor para todos os alunos que buscam uma formação superior de qualidade.

Além disso, oferecemos em diversos cursos a opção de estudar de forma presencial ou à distância. Para aqueles que moram no sul do Brasil, oferecemos a opção do curso de arquitetura Ji-Paraná. Assim, é possível garantir que alunos de diferentes regiões do país possam desfrutar da graduação de arquitetura, tanto no Sul, quanto no Norte do país, na unidade de Porto Velho. Dessa forma, é possível que novos profissionais possam contribuir na formação de um país com projetos ainda mais belos pelas ruas das cidades.

Perfil do Egresso

O perfil do egresso de Arquitetura e Urbanismo é marcado por algumas características:

  • · Ser um profissional imparcial e generalista;
  • · Ter aptidão para compreender a diversidade social e as necessidades de cada indivíduo e comunidade, tanto na organização e construção de espaços interno edificados de uso variado, com também, nos espaços externos na elaboração de projetos de urbanismo e o paisagismo;
  • · Ter a concepção de valorização do patrimônio construído;
  • · Ter capacidade de trabalhar com equilíbrio; na atuação profissional ser preocupado em promover a proteção do meio ambiente, na elaboração de projetos e propostas levar em conta a eficiência energética, as técnicas de conforto ambiental, a utilização sustentável de recursos, a sustentabilidade de modo geral desenvolvendo sua atividade de maneira profissional e ético.
Inscreva-se grátis!

Autorizado pela Portaria MEC/SERES nº 332 de 5/5/2015, DOU de 6/5/2015


Diferenciais do curso

01.

Formação consciente

O profissional formado pela São Lucas é estimulado a manter em mente toda a importância social da sua profissão.

02.

Matriz curricular completa

A matriz curricular do curso traz os conhecimentos teóricos fundamentais na formação de um profissional competente.

03.

Corpo docente preparado

A São Lucas possui um corpo docente cuidadosamente selecionado e preparado para dar as melhores aulas.

04.

Incentivo à pesquisa

Durante o curso, o aluno é estimulado a se manter pesquisando, dentro e fora das salas de aula, mesmo após a graduação.

05.

Ensino coletivo e ativo

Na São Lucas, o aluno participa de projetos que incentivam o desenvolvimento de sua capacidade de atuar ativamente em um grupo.

06.

Infraestrutura completa

Em todas as unidades da São Lucas, o aluno conta com toda a infraestrutura necessária para seu aprendizado teórico e prático.

07.

Projetos integradores

Através dos projetos integradores, o aluno tem os seus conhecimentos aplicados de forma criativa, estimulando-o a ir além das aulas teóricas.

08.

Preparação profissional

A partir dos desafios propostos em classe, além dos projetos em grupo, o aluno é preparado para as realidades do universo profissional.