Carregando...

5 dicas do professor Claytão para você mandar benzão em exatas no Enem

Início ENEM
Publicado em: 06/11/2019
Autor: marketing

Vem aí segunda e última fase do Enem! Nesta etapa você encontrará 45 questões de matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.  Sim, são 90 questões que exigirão muita concentração e raciocínio, mas não precisa se preocupar. 

Nós do São Lucas, junto com o Claytão, conhecido também como Clayton Santos, Professor de física em nível pré-vestibular, separamos 5 dicas para te ajudar a mandar benzão na prova. 

1. Sem pegadinhas, malandro 

Quando uma questão parece ser mais fácil (ou menos difícil, né?) que as outras, logo vem o pensamento “É pegadinha, com certeza”. Neste caso, vale lembrar que se trata de uma prova para testar conhecimentos e não expertise. Concentre-se na essência da questão, no que está sendo pedido. A pegadinha que induz ao erro está fora de moda. 

2. Sem enrolação

Com base na prova aplicada no último domingo, podemos esperar enunciados mais objetivos e de menor dificuldade de compreensão. Isso não quer dizer que você não precisará ler a questão, no mínimo, três vezes, ok? Procure encontrar as palavras-chave que mostram o caminho a ser seguido, muitas questões de exatas podem ser respondidas sem nenhum cálculo, mesmo aquelas com muitas informações numéricas.

3. Faturando pontinhos

O tempo médio para a resolução de cada questão é de no máximo 3 minutos. Isso quer dizer que você deve focar nas fáceis e médias uma vez que o cálculo das notas usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que pontua conforme progressão de acertos. A fácil vale menos que média que vale menos que a difícil, porém, se errar a fácil você diminui o valor da média e difícil.

4. Hora de revisar, não de aprender 

Os últimos dias antes da prova são essências para fixar o que já se sabe, e não para aprender algo novo. Refaça provas das edições anteriores, divida o estudo em blocos e canalize suas energias para aquilo que você sabe que vai dar certo. Insistir em assunto que você ainda apresenta muita dificuldade pode trazer um desespero nessa reta final.

5. Relaxa e … PROVA!

No dia anterior a prova procure fazer atividades que te deixe suave na nave, bem tranquilão. Tenha uma boa noite de sono, alimente-se bem e tenha autoconfiança. Você se dedicou muito até aqui e agora é hora de mostrar o que sabe.

Agora é só seguir essas dicas e chegar na prova neste domingo como quem vai arrasar. Porque você vai!




Prefessor Claytão
Clayton Santos é físico pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com especialização em Física e Matemática e há 11 anos atua como professor de ensino médio, pré-vestibular, pré-militar e turmas de treinamento para Olimpíadas de Física no Vale do Paraíba e região.

Dica do Claytão: “Agora é hora de colocar a cabeça no lugar e focar na prova que está por vir. Mantenha a calma na leitura, controle o tempo e não se esqueça de reservar um tempo para o gabarito, isso é essencial. Separe seus documentos, canetas pretas transparentes e corre para a vitória!”

 

 

 

Compartilhe este conteúdo!