Carregando...

Vamos falar sobre estresse pré-vestibular?

Início Dicas
Publicado em: 22/10/2019
Autor: marketing

Essa época do ano é complicada para os vestibulandos. Às vezes precisam lidar com o fim das provas, manter-se firme na decisão de qual curso escolher, ficar ligado nas notícias por causa do tema da redação, terminar de estudar e revisar o conteúdo das provas e por aí vai. Sabemos que é um período muito estressante para vocês.

Por isso aqui vai um TOP 5 com dicas de como evitar a ansiedade e estresse nessa fase

1- O vestibular não vai determinar quem você é

Não pense que sua vida depende do exame que você vai fazer. Sabemos que provavelmente você investiu muito tempo e dinheiro para se preparar para o vestibular. Porém, isso não significa que não existem outros caminhos caso você não alcance o que idealizou. Tente se manter calmo durante esse processo, você sempre terá a chance de tentar novamente. Só de estar tentando, você já é um vencedor. 

https://i.giphy.com/media/9P56GiCDX2sGBZToJS/giphy.webp

2- Conheça o vestibular que você vai fazer

Cada universidade segue uma linha de provas, seja o Enem ou qualquer outro vestibular. Conheça seu exame, o que ele exige de você, qual o tempo médio de prova, se serão questões dissertativas ou objetivas. Tente se preparar para o que você vai encontrar no dia. Essa é uma forma de manter-se mais calmo e focado no que você precisa fazer. 

3 – Antes da prova, tente se desconectar

Tentar estudar tudo no último dia definitivamente não é uma boa opção. Você já percorreu um caminho muito longo até aqui, não adianta ficar estressado ou frustrado um dia antes da prova. Tente relaxar, pensar em outras coisas que não tenham a ver com o conteúdo que você irá encontrar no dia seguinte. Tente também evitar opiniões das pessoas, isso pode te desestabilizar emocionalmente. 

4- Cuide de você!

Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca lentamente. Essa é uma forma de oxigenar o seu cérebro e tirar o foco do nervosismo. A respiração é muito importante para se manter no controle. Quando se deparar com alguma questão difícil e perceber que você está começando a ficar nervoso demais, faça isso: inspira pelo nariz, solte o ar pela boca. 

Se você tiver a oportunidade de experimentar exercícios de meditação durante essa fase, com certeza irá contribuir com a saúde da sua mente e te manterá mais tranquilo e focado. Inclusive, você precisar pedir para ir ao banheiro para se acalmar, lavar o rosto e voltar para a sala do exame muito mais calmo e concentrado. 

Cuidar da sua saúde mental é muito importante. O estresse é considerado o mal do século, atinge boa parte dos jovens e prevalece até a vida adulta. Por isso, nesse momento de tomar uma decisão tão grande, é comum se deparar com ele. Se precisar, procure um profissional e inicie um acompanhamento psicológico, é um investimento para a vida toda. 

5 – Por último e não menos importante: TENHA AUTOCONFIANÇA

Evite pensamentos negativos sobre a sua capacidade. Você se dedicou nos estudos, houve um preparo para esse momento, não precisa ficar inseguro. Acredite no seu potencial. Nós acreditamos! #VaiDarCerto #JáDeu 

Compartilhe este conteúdo!