UNISL participará do programa de assistência a saúde de escolares ribeirinhos do Rio Madeira em Humaitá

Publicada em 13/06/2018 por Assessoria de imprensa

A Prefeitura Municipal de Humaitá (PMH), amparada no convênio estabelecido com a Universidade de São Paulo, realizará entre 16 a 23/7/2018 programa de assistência à saúde de escolares ribeirinhos do médio Madeira.

Trata-se de uma cooperação entre a PMH, Universidade de São Paulo (USP), Instituto da Visão (IPEPO), Centro Universitário São Lucas (UNISL), Centro de Pesquisa em Doenças Tropicais de Rondônia (CEPEM/SESAU) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia EpiAmo de Rondônia.

Serão examinados aproximadamente 350 escolares da unidade fluvial de ensino. Além de ações de promoção de saúde, os escolares serão triados para a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (pressão alta, diabetes, aumento de colesterol, obesidade, problemas de saúde mental) e problemas de visão.

Todos os alunos serão examinados por clínico/pediatra e 30% serão submetidos, de rotina, a exames laboratoriais (colesterol, diabetes, rins, anemia e vermes do intestino). Todos os alunos farão  exame dos olhos, exame de fezes e de anemia. Aqueles que tiverem problemas serão tratados e serão fornecidos óculos aos alunos com necessidade. Participarão da atividade, subsidiada pela PMH, 3 clínicos (USP, PMH e UNISL) e 3 oftalmologistas (IPEPO), além de 2 biomédicos (UNISL e PMH), 12 acadêmicos de medicina (último ano de medicina da UNISL) e pessoal de apoio da USP.

Tal iniciativa parte do pressuposto que há uma elevada ocorrência de doenças crônicas em adultos, segundo estudo preliminar realizado em 2016 pela PMH em cooperação com a USP. Geralmente estas doenças crônicas “nascem” na infância. Se não forem tomadas medidas de controle, estes fatores de risco podem resultar em doenças como o diabetes, pressão alta, elevação do colesterol, lesão dos olhos, dos rins e coração.

Ao mesmo tempo, serão disponibilizadas consultas médicas para adultos, exames preventivos de câncer de útero, vacinação, diagnóstico de pressão alta, diabetes, colesterol aumentado, hanseníase (lepra), entre outras doenças.