Faculdade São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

UniSL lança Projeto Vim Para Crescer

Publicada em 18/04/2017 por Assessoria de Imprensa

No dia 17 de abril, em cerimônia realizada na sede do Centro Universitário São Lucas, ocorreu o lançamento do projeto “Vim para Crescer”, “Atenção à saúde do Escolar”. Além de convidados, e de acadêmicos, o evento contou com a presença da Reitora do UniSL, Maria Eliza de Aguiar e Silva, Secretário Estadual da Educação, Florisvaldo Alves da Silva , Diretor da Escola Padre Chiquinho, Luis Clodoaldo Cavalcante Filho, e também com a participação da equipe de professores que participarão do projeto.

 

Este projeto busca desenvolver vinculo intersetorial com os setores saúde e de educação; Promover protagonismo do escolar por meio do fortalecimento de vinculo comunitário; Destacar o importante papel da escola e educadores acerca da saúde do escolar; Desenvolver estratégias de prevenção e promoção frente aos riscos sociais e de saúde; Impactar nas estatísticas epidemiológicas da saúde do escolar do município de Porto Velho e Prognosticar e impactar na evasão escolar e no coeficiente de rendimento escolar.

 

A ideia geral é abranger a saúde dos escolares da Escola Padre Chiquinho inserida no “Projeto Comunidade Adotada” com o tema: “Resignificando o SUS: Integração ensino e serviço como ferramenta de gestão para transformação da atenção primária à saúde no município de Porto Velho”.

 

Uma vez iniciada o projeto visa também instrumentalizar acadêmicos do curso de Medicina, profissionais de saúde e da educação para o manejo das estratégias dos principais agravos à saúde da criança e do adolescente e nortear a prática assistencial de alunos e profissionais da saúde.

 

O projeto está em sua fase inicial, a Reitora do Centro Universitário São Lucas, Maria Eliza de Aguiar, explicou que o Projeto “Vim Para Crescer” é voltado para os escolares da rede pública de ensino de Porto Velho. “O projeto é um trabalho de prevenção que irá melhorar a saúde do aluno para que ele possa ter um melhor desempenho na escola.”, afirmou.

 

O Médico e docente do UNISL, Renato Veloso salientou que o projeto é multiprofissional e conta com a colaboração de médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e acadêmicos das respectivas áreas. “Dentro da área de oftalmologia no primeiro passo é examinar todos os alunos da escola para saber como está a saúde visual. Se ele estiver com a visão boa, será encaminhado para que os outros profissionais possam detectar o porquê o aluno não está com bom rendimento na escola.”, concluiu.

 

O Secretário Estadual da Educação, Florisvaldo Alves parabenizou a todos os envolvidos e destacou a importância do projeto na vida dos escolares e da educação de Rondônia “Existe um número muito grande de analfabetos no estado de Rondônia e essa parceria com o Centro Universitário São Lucas é importante, pois através desse projeto que visa cuidar da saúde do aluno para que ele possa melhorar o aprendizado na fase escolar, estaremos contribuindo para um futuro melhor da nossa comunidade.”, disse o secretário.

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas