Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

UNISL e SESAU promovem curso em parceria para implantação e utilização do cateter PICC

Publicada em 28/11/2016 por Departamento de Comunicação e Marketing (NUC)

O Centro Universitário São Lucas (UNISL) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU) realizou o “Curso Avançado de Qualificação em Inserção Utilização, Manutenção e Retirada do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica- CCIP- PICC- Neonatal/Pediátrico e Adulto.”.

 

Com duração de 36 horas, o curso aconteceu em Porto Velho e em Cacoal com o objetivo de qualificar em inserção, manipulação, manutenção, cuidados - SAE e retirada do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica, Neonatal/Pediátrico e Adulto; Habilitar os profissionais nas técnicas utilizadas para inserção no Brasil - Técnica de Scalibur / Técnica de Seldinger Modificado / Técnica de Seldinger Modificado com utilização de Ultrassonografia Vascular; Qualificar o profissional para utilização do botão anestésico na inserção do CCIP.

 

O diretor técnico do curso, Enfermeiro Roberto Xavier de Araújo salientou que o curso aconteceu no momento certo e foi de suma importância para os profissionais enfermeiros e médicos. “Percebi de forma unânime pelos participantes que o curso aconteceu no momento exato, pois nas duas cidades Cacoal e Porto Velho, os pacientes possuem necessidade de uso do cateter que já possuem  na rede e apenas não existia o número suficiente de profissionais qualificados para realizar sua inserção nos pacientes com a indicação do uso.  Acredito que a equipe agora tem um número suficiente de profissionais para garantir a inserção e a manutenção do cateter em seus pacientes, garantindo  uma melhor qualidade da assistência de enfermagem prestada a comunidade.”, afirmou.

 

O Enfermeiro e responsavel pela organização do curso PICC no Centro Universitário São Lucas, Sinval Meira Júnior destacou a importância de oferecer essa qualificação em inserção, utilização, manutenção e retirada do cateter venoso central de Inserção Periférica. “Os benefícios desses cateteres são inúmeros tanto para os pacientes, quanto para o sistema de saúde no sentido de diminuir os custos, priorizar as estratégias para prevenir infecções e traumas na internação principalmente nas crianças na neonatologia. Esses cateteres são de fácil colocação, porém precisa de uma técnica e um suporte tecnológico. O Centro Universitário São Lucas promoveu o curso para capacitar os profissionais a executar essa técnica, em parceria com a SESAU com profissionais que são referências no Brasil todo. O reflexo dessa capacitação será muito positivo para todo o estado de Rondônia.”, concluiu.

 

A Enfermeira Taiane Falção Teixeira considerou o curso de grande valia para o serviço de saúde. “É de suma importância para o enfermeiro se qualificar sempre, pois as tecnologias têm sofrido muitas mudanças para melhor, e esse curso me proporcionou um aprendizado que não se tem em graduação, pois é específico. A técnica trazida pelo grupo é um grande avanço para infusão de terapias medicamentosas, pois garante mais segurança e conforto ao paciente.” A Enfermeira completou explicando que o profissional que utiliza PICC garante aos seus pacientes inúmeros benefícios. “Nós enfermeiros conversamos sobre a inserção de PICC e há uma grande chance de montarmos uma comissão para esse fim, contribuindo para o serviço e quem ganha com isso, certamente é o paciente.”, disse.

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas