Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Trabalho de nutrição sobre Análise Sensorial da saltenha de frango sem glúten foi publicado na revista International Journal for Innovation Education and Research de qualis A

Publicada em 13/10/2017 por Assessoria de Imprensa

Resultado de Análise Sensorial realizado no laboratório de técnica e dietética do Centro Universitário São Lucas foi publicado na revista internacional "International Journal for Innovation Education and Research" de qualis A.

 

De acordo com a Professora responsável pelo estudo Inez Helena Vieira da Silva Santos, a doença celíaca é uma condição em que pessoas geneticamente predispostas têm uma reação auto-imune às proteínas de glúten encontradas principalmente no trigo. Os pacientes com doença celíaca têm poucas e caras opções de produtos alimentares sem glúten.

 

O objetivo do estudo foi produzir uma alternativa de saltenha de frango sem glúten, um alimento consumido em grande parte nos países da América do Sul.

 

O principal ingrediente utilizado para a elaboração da saltenha sem glúten foi à mandioca, uma matéria-prima barata e bastante disponível, que após o cozimento resulta em uma massa macia. “Este produto foi comparado à versão tradicional do trigo por meio de uma análise sensorial, considerando aspectos gerais, consistência, sabor e aroma e também uma comparação dos custos de produção dos dois produtos. Aspectos gerais, sabor e aroma não diferiram significativamente entre os dois produtos. A consistência foi à única característica que diferiu significativamente entre eles, sendo a avaliação mais favorável à saltenha de mandioca”, disse a professora.

 

Esses resultados validam o produto sem glúten quanto à sua aceitabilidade sensorial. O custo de produção do produto sem glúten foi menor do que o tradicional. Este produto pode ser uma alternativa barata e atraente para pacientes com doença celíaca.

 

Autores: Inez Helena Vieira da Silva Santos; Maiara Bruna Nunes da Silva; Gleyson Marques de Menezes; Thatiana Wanessa de Oliveira; Maurício Reginaldo Alves ds Santos e Mariangela Soares de Azevedo

 

Acesse o artigo: AQUI

Copyright © 2018 | Faculdade São Lucas