SIPAT 2017 teve participação efetiva dos colaboradores do UniSL

Publicada em 17/07/2017 por Assessoria de Imprensa

Segurança do trabalho e prevenção de acidentes é uma das principais diretrizes do Centro Universitário São Lucas. Por isso, aconteceu de 10 a 14 de julho, a 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT).

Com o anfiteatro cheio e envolvimento efetivo dos colaboradores e organizadores, a SIPAT debateu assuntos que trataram sobre a saúde bucal, meio ambiente, educação no trânsito, cuidados com alimentação, Ergonomia e Sedentarismo, IST e sua vulnerabilidade, segurança de trabalho, trânsito seguro e estresse no ambiente de trabalho.  Paralelo às palestras ocorreu concurso de frases com o tema “Saúde do trabalhador”, além de sorteios de brindes e bingo.

De acordo com Silvia Belém, presidente da CIPA, a SIPAT é um evento que, acima de tudo, busca promover e melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Buscamos sempre oferecer palestras que trabalham temas como saúde e comportamentais, contribuindo junto a empresa por um ambiente seguro e melhor para se trabalhar.”, contou a presidente. Para ela, a equipe envolvida na realização do evento foi composta por pessoas competentes e que ofereceram uma semana de qualidade.

De acordo com o Técnico de Segurança do Trabalho, Edgilson Paixão dos Santos Duarte, a avaliação do evento foi positiva e que a prevenção ocorre durante todo o ano, mas com maior ênfase durante a SIPAT, que chama a atenção dos colaboradores para prevenção, tanto para acidentes de trabalho quanto para doenças ocupacionais. “A 15º SIPAT, superou as nossas expectativas, houve uma interação palestrante e colaboradores, onde a troca de conhecimentos enriqueceu por de mais nossa semana. Agradecer a reitoria que sempre nos dar apoio, aos gestores que entenderam a importância da SIPAT, e aos colaboradores que sem eles esta semana não aconteceria.”, explicou Edgilson.

A enfermeira do UniSL, Vanessa Virgulino, salientou que a SIPAT é pensada de forma que todos os colaboradores tenham acesso e participem, os motivando e deixando o ambiente favorável a aceitação deles. “As palestras são pensadas de forma que atinja nosso publico no ambiente profissional, bem como no lar de cada um fazendo com que tenhamos multiplicadores de informação, e foi o que ocorreu nesta SIPAT 2017, além da interação entre setores e o dinâmicos durante esta semana”, disse.

Para a colaboradora, Thaysa Giulliane Coelho Herculano, a SIPAT para o ambiente de trabalho é importante, pois engloba todos os assuntos relacionados à saúde e cotidiano dentro da empresa. A colaboradora assistiu à palestra sobre Saúde Bucal, realizada pela Cirurgiã Dentista, Flávia Rosa. “A profissional explicou muito bem a importância da escovação  e os cuidados com a saúde bucal principalmente no ambiente de trabalho”, disse a colaboradora.

O concurso de frases teve como premiados; os colaboradores; Juliana Mascarenhas (1º e 2º colocação) e o colaborador Airton Mendes Soares (3ª colocação), com as frases:

1.       "Um trabalhador saudável é sempre mais inteligente, pois trabalha com cuidado para evitar acidentes."

2.       "No UniSL a saúde do trabalhador é prioridade, não lamentamos os acidentes sucedidos, e sim celebramos todo acidente evitado."

3.       “Não basta falar, é preciso praticar, com segurança trabalhar, para nossa saúde preservar.”