Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Semana Acadêmica de Biomedicina chama atenção para a importância da prevenção do câncer de próstata

Publicada em 09/11/2017 por Assessoria de Imprensa

Para celebrar o dia do Biomédico comemorado, no próximo dia 20 de novembro, a coordenação do curso de Biomedicina do Centro Universitário São Lucas preparou a Semana Acadêmica com uma programação especial.

 

Durante os dias 8,9 e 10, os acadêmicos terão a oportunidade de participar de palestras, debates e minicursos com profissionais de diversas áreas de atuação da biomedicina.

 

Para a abertura, na noite a coordenação convidou a empresária biomédica Analú Barofaldi; a gerente da Vigilância Sanitária do Estado, Vanessa Ezaki; a biomédica especialista em estética, Vanessa Pinheiro e o representante da Viva Científica, Douglas Henrique.

 

O evento iniciou com uma mesa redonda para tratar de assuntos que envolvem o despertar da profissão, com profissionais egressos da São Lucas, que atuam na área do empreendedorismo, laboratórios, estética, entre outros. Para os demais dias, estão programadas palestras sobre “Imagenologia na Biomedicina”; “Auditoria na biomedicina”; “Iniciação científica como prática discente”; “Perícias criminais”; “Controle de microrganismos multirresistentes”; e “Mudanças nas variáveis pré-análises nos exames bioquímicos”.

 

“Queremos mostrar como o biomédico é importante em várias áreas, saúde, estética, imagens, pesquisa científica, vendas de equipamentos, entre outros”, declarou a coordenadora do curso, professora Flávia Serrano.

 

Na oportunidade, a empreendedora Analú Barofaldi proprietária de um laboratório de análises e uma clínica de vacinação, afirmou que se especializou em gestão e hoje possui 44 profissionais atuando em suas empresas. “O mercado tem muita oportunidade para quem se qualifica e está sempre antenado. É muito importante que os profissionais que estão se formando possam se preparar para o futuro e que sejam pessoas comprometidas com a profissão, porque o mercado é amplo existem muitas áreas de atuação para o biomédico”, salientou.

 

Novembro Azul

 

Considerando que novembro é o mês da campanha de alerta e prevenção para o câncer de próstata. A São Lucas buscou parceria com a Viva Científica para atender 150 homens com idade de 45 anos com o exame gratuito do PSA. O exame foi realizado no laboratório da própria instituição de ensino.

De acordo com a professora Flávia Serrano, o exame PSA foi aberto a comunidade, dado a importância do diagnóstico para os casos assintomáticos. “Hoje com o exame PSA sorológico, o médico não tem mais necessidade de fazer um processo invasivo diretamente, a não ser que o paciente tenha clínica, por isso a importância da campanha do novembro azul, para chamar a atenção para o exame preventivo”, enfatizou a professora.

 

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas