São Lucas realiza o III Simpósio de Ginecologia e Obstetrícia no Cremero

Publicada em 04/11/2016 por Departamento de Comunicação e Marketing (NUC)

O evento reuniu acadêmicos de medicina de várias instituições de ensino de Rondônia na noite de quinta-feira (03) no Cremero em Porto Velho. A proposta é estimular os alunos quanto a pesquisa, relato de caso e a discussão dentro da área da ginecologia e obstetrícia.

Na abertura a professora Rita de Cássia Ferreira, ressaltou que neste ano o Simpósio trás o nome do professor Dr. Jorge Rezende, considerado o baluarte da obstetrícia no Brasil, autor de grandes obras que são utilizadas por acadêmicos de medicina em todo o país.

“Para nós é uma honra ter a autorização para usar o nome deste profissional incrível em nosso Prêmio de Pesquisa, o qual faremos a entrega de um livro escrito por ele para o grupo primeiro colocado nesta noite”, afirmou a professora Rita.

Para ministrar a palestra sobre a “História da Ginecologia e Obstetrícia em Rondônia”, a coordenação convidou o professor Dr. Heinz Roland Jakobi.

“Hoje vamos falar sobre a história da ginecologia e obstetrícia em Rondônia que tem mais de 100 anos. Para o melhor entendimento dividimos a palestra em quatro ciclos: Estrada de Ferro Madeira Mamoré; Hospital São Jose; Hospital de Base Ary Pinheiro e Universidades instaladas, fazendo uma abordagem sobre as autossuficiências onde formamos nossos próprios médicos”, afirmou Dr. Jakobi.

Durante sua apresentação, ele buscou o início da história de Rondônia para falar sobre o desenvolvimento da área de ginecologia no estado. “Dentro do aspecto histórico devemos valorizar o que é nosso. E do ponto de vista didático, valorizar o estudo e o desenvolvimento cientifico dos acadêmicos que nos substituirão futuramente”, frisou.

Acadêmica do 8º período de medicina de uma instituição privada, Laura Bariane explica a expectativa em participar do Simpósio. “Participo por indicação de um professor, minha expectativa é ampliar o conhecimento para o internato e me preparar para a esta área da medicina que é muito ampla” declarou.

“Todo o evento é destinado ao aprendizado é muito importante. Esse Simpósio vai esclarecer mais nossas duvidas porque vai aprimorar nosso conhecimento do dia a dia na sala de aula” afirmou, Franciele Terassini.

Para Talita Alexandre aluna do 7 º período da Unir “é muito importante poder ter essa discussão dos casos com abordagens diferentes feitas pelos próprios acadêmicos”, finalizou.