Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

São Lucas realiza I Ciclo de Palestras para acadêmicos de Farmácia

Publicada em 09/05/2018 por Assessoria de imprensa

O Centro Universitário São Lucas realizou na segunda-feira (07) o I Clico de Palestras da Área Farmacêutica com a finalidade de apresentar aos discentes as principais áreas de atuação de profissional. O evento contou com as palestras: Assistência Farmacêutica no SUS, ministrada pelo chefe da Divisão de Apoio à Farmacêutica da Sesau, Alvaro Lazaretti; Atuação Farmacêutica nas Análises Clínicas, ministrada Farmacêutica Bioquímica Anny Martins; O Papel do Farmacêutico na Farmácia Magistral, ministrada pela docente da UniSL, Letícia Schirmer e Perícia Criminal: Técnica e Ciência em Prol da Justiça, ministrada pelo Perito Criminal João Dias de Oliveira.

 

De acordo com Graciane Martins, coordenadora do curso de Farmácia do UniSL, “o evento propiciou um contato com as principais áreas de atuação do profissional e aproximou os acadêmicos do campo de trabalho que eles encontrarão depois de formados. Tivemos uma excelente receptividade por parte da classe estudantil. Formamos duas turmas com cerca de 100 alunos distribuídos nos turnos vespertino e noturno”, destacou.

 

A coordenadora pontuou que o ciclo de palestras terá continuidade a cada formação de novas turmas com a proposta de realizar uma apresentação do campo profissional para os novos estudantes do curso de Farmácia a cada semestre. Graciane destacou ainda que hoje o que está crescente no mercado é a área clínica, o farmacêutico clínico. “Nossa matriz curricular foi pautada na última Diretriz Curricular Nacional (DCN) do curso de Farmácia que é mais voltada para a formação do farmacêutico clínico. Profissional este, que tem um papel fundamental na prestação de serviço de saúde para a comunidade”, concluiu.

 

Nidiane Dantas, coordenadora do núcleo de extensão do curso de Farmácia da São Lucas, afirmou que as palestras apresentaram um pouco da área de atuação do farmacêutico. “Este momento contribuirá para que os discentes avaliem as áreas que se identificam e possam prospectar seu futuro campo de atuação profissional”, disse.

 

O palestrante Alvaro Lazaretti destacou que a proposta foi apresentar um pouco da função do Farmacêutico nas Políticas Públicas de Saúde como processo de medicamentos, histórico da assistência farmacêutica e a importância do profissional dessa área, que é extremamente importante no contexto de saúde pública e que movimenta um montante financeiro gigantesco e que impacta diretamente na vida das pessoas. 

Copyright © 2018 | Faculdade São Lucas