Faculdade São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

São Lucas promove o II Seminário em Saúde Mental

Publicada em 09/09/2016 por Departamento de Comunicação e Marketing (NUC)

O Centro Universitário São Lucas, por meio do projeto Cuca Legal preparou uma programação especial para o 2º Seminário em Saúde Mental realizado nos dias 08 e 09 para debater mecanismos de prevenção ao suicídio.

 

A programação envolve ciclos de palestras ministradas por profissionais de diversas áreas ligadas ao tratamento de doenças mentais e reuniu acadêmicos da área da saúde de várias instituições de ensino. Setembro é considerado o mês de alerta e combate ao suicídio.

 

Os palestrantes se revezaram com palestras que apresentam os trabalhos realizados com pacientes. Na abertura a psicóloga Jaíne Santana falou sobre “Suicídio, Epidemiologia e Políticas Públicas”. Em seguida, o psicólogo e mestre Edlei Timbó, fez uma explanação a respeito da “Depressão e Suicídio”. A médica psiquiatra Vanessa Ferraz, apresentou “Crise suicida: Avaliação e Manejo” e para encerrar a rodada do do primeiro dia, a representante do Concil, Karen Oliveira, discorreu sobre a “Diversidade de gênero e o risco de suicídio”.

 

Coordenado pelo professor especialista Helton Camilo Teixeira, o Cuca Legal é um projeto que tem o intuito de alertar profissionais, autoridades e familiares para o tratamento adequado de pacientes que sofrem com algum tipo de distúrbio psicológico.

 

De acordo com o professor, diante da dimensão de números de casos que ocorrem no Brasil e no mundo, o suicídio é um grave problema de saúde pública da atualidade e a prevenção não é tarefa fácil. É importante que os profissionais estejam capacitados para uma avaliação holística do paciente para identificar o grau do sofrimento psíquico de forma individual.

 

“Saber reconhecer os fatores de risco é fundamental e ajuda o profissional de saúde a determinar clinicamente o risco que o indivíduo apresenta, com destaque para a tentativa de suicídio; transtorno mental; agressividade, entre outros”, destacou o professor.

 

Acadêmica do 7º período de psicologia da Unir, Michele, afirma que o seminário representa o conhecimento que ela busca para sua profissão. “Os temas são fortes, mas é importante para que o profissional possa obter o conhecimento necessário para lidar com todo o tipo de situações”, afirmou a acadêmica.

 

Para Ana Paula, acadêmica do 4º período de Enfermagem da São Lucas o fato de saber identificar os sintomas dos pacientes quando chega ao pronto socorro será de suma importância para sua profissão. “É a primeira vez que participo do seminário, mas estou gostando muito do que está sendo apresentado aqui pelos palestrantes”, declarou.

 

Kelven Almeida, acadêmico do 7º período de enfermagem, enfatizou o trabalho realizado pela organização do seminário sob a coordenação do professor Helton. “É muito gratificante para nós acadêmicos poder ter esta experiência durante o curso para uma educação continuada enquanto profissionais”, salientou.

 

Segundo dia

O ciclo de palestras continua nesta sexta-feira (09), com a psicóloga Priscila Umberline que abordará “Intervenções Terapêuticas no risco de suicídio em crianças e adolescentes”. Em seguida a enfermeira Mirna Michelle apresentará a “Rotina de Atendimento de tentativas de suicídio no pronto socorro”. Depois será a vez do psicólogo Daniel Amaral explanar sobre “Atenção e cuidado na luta por suicídio”.

 

Para o encerramento do evento está programada um debate em mesa redonda para que os participantes possam esclarecer dúvidas a respeito do assunto abordado durante os dois dias de seminário com os convidados, enfermeiro Luiz Carlos do Nascimento; psicólogo Daniel Amaral; fisioterapeuta Afrodite Oliveira e o professor e enfermeiro Helton Camilo que será o mediador da mesa.

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas