Projeto Contabilidade Cidadã da São Lucas contempla moradores do bairro Jardim Santana

Publicada em 24/10/2016 por Departamento de Comunicação e Marketing (NUC)

O Centro Universitário São Lucas, realizou na noite de quinta-feira (20), na associação de moradores do bairro Jardim Santana, o primeiro encontro do projeto “Contabilidade Cidadã”, promovido pela coordenação do curso de Ciências Contábeis da instituição.

A idéia é um programa permanente, com a missão de auxiliar as empresas da comunidade no seu crescimento, na melhoria, na sua melhor distribuição de lucros, nos seus controles de pessoal, enfim, tudo aquilo que afeta na contabilidade.

“A gente observa que a maior parte dos empreendimentos nas áreas mais periféricas da cidade está na informalidade. Então tivemos essa idéia de trazer esse empreendedor da informalidade para a formalidade e auxiliar naquilo que for necessário para que ele possa crescer para gerar renda e lucro, ou seja, distribuir riqueza na comunidade” enfatizou a contadora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da São Lucas, Sandra Barcelos.

De acordo com a coordenadora, o intuito é manter o projeto por quatro anos na comunidade do bairro Jardim Santana e depois remanejar ele para outros bairros que esteja necessitando de apoio. “Na verdade o Centro Universitário São Lucas, já desenvolve esse um trabalho aqui na comunidade Jardim Santana, por meio do projeto “São Lucas Solidário”, quando reúne diversos atendimentos para a comunidade que vão desde a área jurídica até a área da saúde. Então, nós achamos por bem intensificar esse trabalho que o São Lucas Solidário faz aqui com intervenção especifica do curso de Ciências Contábeis”, ressaltou a Sandra.

O professor Vilmar dos Santos, explica a importância do programa em dois aspectos. Na formação dos alunos com experiência da real necessidade das empresas, e, para os empresários, fica a conhecimento adquirido de forma gratuita por meio de palestras, consultorias e organização para que tenham melhor lucratividade.

“A São Lucas já tem essa pratica de atuar de forma cidadã agindo nos bairros. E nós trazemos essa contribuição no aspecto da contabilidade ajudando as pessoas a contabilizar seus ativos, organizar seus recursos de forma efetiva. O projeto vem em duas vertentes, tanto para o acadêmico aprender por meio desta relação, mas principalmente a nossa contribuição social enquanto Centro Universitário auxiliar a comunidade na sua melhoria”, afirmou o professor.

O comerciante Edson Carlos é um dos contemplados com o programa. Ele afirma que soube da palestra a partir de anuncio em carro de som realizado no bairro e na região.  “Escutei e me interessei em participar desta palestra. Eu vim para pegar uma noção da contabilidade, ter um pouco mais de conhecimento, sou comerciante e preciso dessa orientação dos profissionais porque hoje em dia acontece muito das pessoas mais carentes, abrirem seus comércios sem nenhuma orientação. Vim aqui para apreender e aplicar no meu comercio”, declarou o comerciante.