Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Projeto Barco Saúde e Cidadania do UniSl esteve no Distrito de São Carlos do Jamari

Publicada em 02/08/2017 por Assessoria de Imprensa

 

O Projeto Barco Saúde e Cidadania do Centro Universitário São Lucas esteve no Distrito de São Carlos do Jamari na última sexta-feira (28) e sábado (29), oferecendo atendimentos gratuitos para a comunidade nas áreas de Medicina; Biomedicina; Odontologia; Fisioterapia; Enfermagem; Nutrição, Ciências Biológicas e Direito além de atividades de esporte e lazer entre os acadêmicos e os moradores da comunidade.

 

A equipe de 65 pessoas foi comporta por acadêmicos, docentes e colaboradores da instituição que nos dois dias realizaram 835 procedimentos e atividades como; Escovação supervisionada; Aplicação Tópica Flúor; Procedimentos restauradores; Educação em Saúde Bucal; Exodontia; Visita domiciliar; Atendimentos ambulatoriais de clínica médica; Encaminhamentos; Solicitação de exames; Aferição de pressão arterial; Teste de glicemia capilar; Colpocitologia oncótica; Curativos; Orientação e condutas de enfermagem; Verificação de peso e altura; Oficina de reutilização; Orientações sobre educação em saúde; Distribuição de hiplocorito; Sessão cinema (Educação Ambiental); Orientações sobre queimadas; Orientações sobre transformação de matérial orgânico em adubo orgânico; Exames de sangue (Hemograma); Exames de urina (EAS); Exames de fezes (EPF); Orientação jurídica; Avaliação e orientação nutricional; Atividade educativa sobre a higienização adequada das mãos e alimentos; Orientação de postura adequada, alongamentos; Aplicação de terapia manual e treino proprioceptivo.

 

A coordenadora de Extensão do UNISL e responsável pelo Projeto Barco Escola, Profa. Maricélia Cantanhêde reafirmou o compromisso institucional e a inclusão das políticas de extensão voltadas aos direitos humanos e a valorização dos povos amazônicos e comunidades tradicionais além de contribui para o processo de consolidação de uma cultura de responsabilidade social e integração social. “Este projeto Barco Saúde e Cidadania consolida a preocupação que o São Lucas tem com uma formação não somente profissional e intelectual dos nossos alunos, mas também humana e cidadã, uma formação para a vida. Através dessa aprendizagem vivencial o acadêmico tem a possibilidade de experimentar situações reais e não apenas contemplá-las teoricamente”, salientou a coordenadora.

 

O acadêmico do 6º período de Odontologia Tiago Ramos, descreveu como foi sua participação no projeto de extensão. “Todas as extensões realizadas pelo Centro Universitário São Lucas traz ao aluno experiências únicas. Nesta expedição em São Carlos, eu tive a oportunidade de atender três pacientes na qual seus tratamentos eu só havia visto nos livros, o que tornou este trabalho inesquecível para minha carreira profissional”. A acadêmica Aline Marafon também do curso de Odontologia destacou a relevância do projeto para os acadêmicos e população local. “Momentos como estes fazem a diferença na vida profissional, tanto minha quanto dos meus colegas, pois aqui podemos conhecer a realidade da odontologia social e praticar nossa profissão fora da faculdade o que particularmente, nos desperta o gosto de atender já que esses pacientes foram receptivos e compareceram á procura de tratamentos. Volto para casa com o sentimento de gratidão, pela oportunidade de fazer o que amo, e conhecer outras pessoas, com as quais aprendi a me tornar mais humana”, concluiu a acadêmica.

 

“A expedição começa quando aceitamos sair de nossas zonas de conforto e viajarmos de barco para atendermos a população de São Carlos do Jamari. Conviver com mais de 60 pessoas, com diferentes experiências em outras áreas da saúde, nos mostrou a importância de uma equipe multidisciplinar. Fomos bem recebidos pela maioria da população durante as visitas domiciliares. Nestas, divulgamos os serviços que estariam sendo prestados. Tivemos, também, a oportunidade de atendermos pacientes com diversas patologias das quais o médico deve saber tratar e orientar corretamente. Portanto, a expedição reafirma valores essenciais para o futuro profissional de medicina”. Relataram os acadêmicos de medicina Jhon Vitor Corrêa e Karina Zingra Negrão.

 

A moradora da comunidade de São Carlos, Dona Valda atestou a qualidade dos serviços oferecidos pelo Projeto Barco Saúde e Cidadania. “Eu e o meu marido estávamos com dor na garganta então fomos ao médico que nos tratou muito bem. Eu gostei e até chamei mais moradores para serem atendidos porque eu recebi um ótimo tratamento dessa equipe que tem excelentes profissionais e que atendem com amor. Só posso agradecer ao Centro Universitário São Lucas por ter lembrado da nossa comunidade que tanto precisa.”

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas