Programa Pré-Natal Odontológico realiza estudo sobre doenças Periodontais em gestantes

Publicada em 05/07/2017 por Assessoria de Imprensa

O Pré- Natal Odontológico é um programa de extensão universitária do curso de Odontologia do Centro do Centro Universitário São Lucas desde 2016. O Pré- Natal Odontológico beneficia mulheres gestantes que tenham alguma necessidade de tratamento odontológico como pro exemplo:problemas periodontais (gengiva), problemas dentários (cárie e tratamento de canal), como também atendimento de urgências que podem causar desconforto como dor. Assim, este programa, tem como  principal objetivo  proporcionar um atendimento odontológico diferenciado e com qualidade  a comunidade de Porto Velho com a atuação de uma equipe multiprofissional.

Paralelamente ao programa de atendimento, já existe em andamento um projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do UniSL, que visa realizar um estudo sobre a presença da doença periodontal em gestantes que pode desencadear alterações na cavidade bucal e levar a um  comprometimento da condição sistêmica, como induzir nascimentos prematuros e bebês de baixo peso ao nascimento.

De acordo com os professores responsáveis pelo projeto, Profª Drª Maria Rosa Felix de Sousa Gomide Guimarães (doutora em endodontia) e Prof. Dr. Gustav Guimarães (doutor em periodontia), as ações de prevenção às doenças bucais são limitadas e as gestantes desconhecem o risco da doença periodontal na gestação. “Este estudo tem como objetivo avaliar a condição bucal e sistêmica das pacientes gestantes atendidas no Projeto Pré- Natal Odontológico do UniSL em Porto Velho e aprimorar as ações de prevenção e tratamento às doenças bucais oferecidos pelo programa.  Toda pesquisa será realizada no Centro Odontológico do UniSL, com as pacientes gestantes que participam do projeto. A pesquisa oferece risco mínimo e proporciona o aprimoramento nas ações preventivas e curativas às doenças bucais , destacou a professora.