Professores e acadêmicos do UniSL participam do II Congresso de Biomedicina da Região Norte

Publicada em 18/05/2018 por Assessoria de imprensa

O II Congresso de Biomedicina na Região Norte e o VII Congresso de Biomedicina da Amazonas realizado nos dias 7 e 8 de maio, em Manaus reuniu coordenadores e acadêmicos de biomedicina de instituições públicas e privadas da região Norte para discutir questões referentes a profissão e suas nuances.

De acordo com a coordenadora do curso de Biomedicina do Centro universitário São Lucas, professora Flávia Serrano, a participação dos acadêmicos foi muito importante e todos saíram estimulados a continuar o curso e atuar como profissionais.

“O congresso não tem somente o intuito de trabalhar as questões das pesquisas envolvidas com a biomedicina. Mas também a questão profissional da biomedicina por ser uma área que possui mais de 35 habilitações. Então foi tratado sobre as questões relacionadas as habilitações como imagenologia, além da inserção do biomédico no aconselhamento genético que já é uma realidade no Brasil”, explica a coordenadora.

Outro ponto importante do evento foram as palestras que trataram de diversos temas como, “A importância do biomédico em vigilância em saúde”; proferido por uma biomédica do Pará, “O biomédico na toxicologia”, ministrada pelo professor da Universidade de C. Vale; “Geração de negócio e inovação”; “Biomedicina estética que está muito em alta”, assim como as questões relacionadas a pesquisa como os avanços na febre amarela e chinkungunha.

“O Ministério da Saúde respeita o profissional biomédico, claro que a expertise do profissional e suas especializações com o passar do tempo lhe permite tanto seu cadastramento a nível do Ministério como participar de um grupo seleto no Brasil com o aconselhamento genético, o que foi muito importante para os alunos, porque muitos entram no curso querendo trabalhar com genética”, reitera a professora Flávia.

Na oportunidade a acadêmica Ana Karolina apresentou o trabalho de projeto de iniciação cientifica vinculado a Fiocruz Rondônia, o qual foi premiado com o primeiro lugar.