Professor do UniSL lança desafio anatômico no Facebook para acadêmicos

Publicada em 07/08/2017 por Assessoria de Imprensa

Um professor criativo é aquele que faz uso de diferentes estratégias para que o aluno fique motivado a aprender, sobretudo, em um mundo dinâmico e superconectado. Seguindo essa filosofia o professor do Centro Universitário São Lucas, Omar Ghassan Rahhal, que ministra a disciplina “Anatomofisiologia”, desafiou seus alunos a publicarem no Facebook a “posição de estudo anatômico em fontes acadêmicas”.

A proposta teve como objetivo, desafiar os alunos a buscarem o aprendizado e em seguida postar no Facebook uma foto autoral em posição anatômica com a descrição em terminologia anatômica.

De acordo com o professor essa atividade considerar o aluno como ponto principal e faz parte do uso de metodologias ativas que incentiva buscar atividades que saiam da rotina, utilizando materiais que chamem a atenção do aluno tornando o aprendizado um momento feliz e divertido. “No contexto atual e com intuito de aprofundar a relação ensino-aprendizagem, o uso das metodologias ativas são fundamentais. O Facebook desperta maior interesse dos alunos. Então que essa mídia seja usada para o bem. Associar o aprendizado com a diversão se torna o desafio inesquecível”, explicou o professor.

A acadêmica Bárbara Lucas do 2º período do curso de Biomedicina considerou o desafio divertido e engraçado. “Foi uma forma de unir o útil ao agradável, através da internet e o conhecimento. A intenção era de postar a foto explicando a posição anatômica, e foi muito divertido! Todo mundo que eu via, perguntava o que era aquilo e achou extremamente dinâmico, único e inovador”, concluiu.

Foram desafiados cerca de 150 alunos, na qual 75% aceitaram e cumpriram a atividades.  “Os desafios cumpridos serão bonificados com 0,5 na primeira avaliação”, afirmou o professor.