Pró Reitora do UniSL e Coordenadora Pedagógica do curso de Medicina participaram de evento da Rede Unida em Manaus

Publicada em 04/06/2018 por Assessoria de imprensa

Entre os dias 30/05 a 02/06, aconteceu em Manaus sob o tema "Faz escuro, mas cantamos", o 13º Congresso Internacional da Rede Unida. O Centro Universitário São Lucas foi convidado a compor a programação oficial em duas Távolas Institucionais e foi representado pela Pró Reitora Acadêmica Dra. Eloá Gazola e a Coordenadora Pedagógica do curso de Medicina, Dra. Isabel Kuniyoshi.

O evento contou com aproximadamente 3000 inscritos, cujas atividades foram norteadas por três eixos: Educação, Gestão, Trabalho e Participação Social. A Rede Unida reconhece como tarefa prioritária a reafirmação do processo histórico de luta pela reforma sanitária e democratização da saúde, com o objetivo de fortalecer o SUS. Para tanto, busca induzir modelos de educação profissional interdisciplinares, multiprofissionais e que respeitem os princípios do controle social e do SUS e, assim, promover tessituras entre educação, saúde e sociedade com vistas a mudanças na formação profissional em saúde.

Os temas foram; "Desenvolvimento do trabalho e aprendizagem significativa: quando o trabalho produz conhecimento" e "Formação em saúde para as necessidades do SUS: onde podemos avançar?". Segundo  a Dra. Isabel Kuniyoshi "As discussões foram ricas, acaloradas e muito necessárias num momento politico bastante crítico por qual vive o país. Foram  quatro dias de muito aprendizado, troca de experiências, reflexões e vontade de fazer mais em prol da formação dos profissionais de saúde e na consolidação do SUS com forte participação social".

Para quem quiser saber mais a programação completa e anais do evento estão disponíveis em http://www.redeunida.org.br/