Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Palestra sobre Autismo foi realizada na Clínica de Fonoaudiologia

Publicada em 05/04/2018 por Assessoria de imprensa

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

A Clínica de Fonoaudiologia do Centro Universitário São Lucas têm cerca de 20 pacientes Autistas e pensando em conscientizar os pais e os responsáveis por essas crianças foi realizado na tarde desta quarta-feira (04), uma palestra motivacional com o objetivo de ajudar e informar os pais das crianças sobre o que é e como lidar com o Autismo.

 

A atividade foi realizada pelo grupo de estágio supervisionado em Fonoaudiologia III (ESFIII-TEA) com a palestra da psicóloga convidada, Maria do Socorro Pontes da Silva Bezerra. De acordo com a psicóloga, é importante existir essa troca de conhecimento entre os profissionais e os pais/responsáveis pelos pacientes. “Ensinar a desenvolver as atividades em casa é importante, pois o tratamento não acontece somente na clínica de Fonoaudiologia, e os pais ficam muito mais tempo em contato com a criança por isso, é importante que acocnteça essa troca de conhecimento.” destacou a psicóloga.

 

Enquanto ocorria a palestra os pacientes participaram de brincadeiras em outro ambiente. No final foi reunido os pacientes, responsáveis e acadêmicos para a soltura dos balões azuis (cor que representa o Autismo). 

 

A acadêmica Raiane Peixoto da Costa do 9º período é estagiária da clínica e apontou como foi participar desse evento sobre o Autismo. “Foi muito enriquecedor, desde o início da graduação estudamos sobre o autismo, mas só agora que estamos tendo essa vivência maior com as crianças Autistas. Tem sido um semestre de novas descobertas sobre esse mundo e nossa turma se propôs fazer algo diferenciado pra esses pais, que desde cedo luta com os filhos, para que eles possam se desenvolver da melhor forma e ficamos felizes por eles procurarem a ciência que estudamos para ser ajudados. Neste evento nos preocupamos com pequenos detalhes, desde a decoração da porta de entrada a lembrancinhas para os pais e pacientes, para que eles sintam que não estão sós. Foi gratificante ter feito parte deste momento e ficamos gratas pelo apoio que tivemos da Professora Ísis Dutra, que nos deixou a vontade e nos deu todo o apoio.”, disse a acadêmica.

 

O neto Autista do senhor Leonardo de Oliveira Antunes, faz tratamento há cinco anos na Clínica de Fonoaudiologia do Centro Universitário São Lucas de acordo com ele, o diferencial do tratamento é o carinho e atenção recebidos na clínica. “Eu agradeço pela equipe do São Lucas ter acolhido meu neto e eu sou muito grato pelo tratamento que é oferecido aqui. Meu neto não falava e não escrevia, a voz dele só se desenvolveu com tratamento feito aqui e os estímulos feitos em casa.”, relatou.

Copyright © 2018 | Faculdade São Lucas