Oficina prática ensina o preparo de alimentos sem desperdícios

Publicada em 14/11/2017 por Assessoria de Imprensa

Acadêmicos do 8° período do curso de Nutrição, que estão em estágio supervisionado, participaram da oficina Mais Saúde, que ocorreu na segunda-feira (13) no laboratório de dietética do Centro Universitário São Lucas.

O tema escolhido foi “Preparações Saudáveis, Práticas e Saborosas” que visa incentivar os pacientes a preparar seus alimentos, colocando em prática as orientações recebidas no consultório.

Segundo a professora Luna Mares, a oficina Mais Saúde reúne os pacientes bimestralmente para reconhecer na prática a preparação dos alimentos com o maior aproveitamento dos ingredientes. “Aqui eles percebem os erros alimentares que precisam melhorar. A oficina consiste no paciente participar da produção do próprio alimento sob a orientação dos acadêmicos que estão acompanhando nos consultórios”, enfatizou a professora.

A costureira Jany Alves é uma das pacientes que participaram da oficina. Ela afirma que foi morar com sua filha após ficar viúva e que, por isso, não cozinha com muita frequência. Mas, após buscar atendimento na clínica de nutrição e participar da oficina, viu a importância no preparo adequado dos alimentos. “Tem frutas que eu não sabia que poderia usar a casca, além do suco ficar delicioso”, afirmou após o preparo de um suco de abacaxi com a própria casca.

A proposta do programa é o aproveitamento integral dos alimentos que, além de gerar economia, também é uma forma de maior aproveitamento dos nutrientes.