Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Mini curso sobre Animais peçonhentos

Publicada em 07/05/2018 por Assessoria de imprensa

O curso que está na sua 38ª edição foi ministrado pelo professor Flavio Terassini no Centro Universitário São Lucas, no sábado (05) para acadêmicos de diferentes cursos e instituições com o objetivo de identificar os animais que possuem peçonhas e como socorrer uma vitima em casos de acidentes.

 

Na ocasião Flávio apresentou técnicas para evitar acidentes, apresentou os equipamentos de segurança necessários para proteger dos ataques seja de dia ou de noite e falou da importância de usar equipamentos.

 

Ele explica que é importante estar atento e conhecer sobre esses animais, porque a maioria das pessoas não tem o conhecimento, entram na floresta sem vestimenta e equipamentos adequados, vai manusear um animal e acabam sofrendo acidente que pode ser fatal se não receber atendimento rápido.

 

“Os principais são as cobras, aranhas, escorpião, abelhas lacraias, arraia, entre outros. Temos dados do Ministério da Saúde que Rondônia possui uma média de mil acidentes por ano que envolve todos esses animais, seiscentos deles somente com cobras e a maioria da espécie jararaca. É um índice muito alto”, afirma o professor.

 

O professor recomenda ainda que em caso de acidentes não é indicado amarrar, sugar o local da picada, passar nada em cima. Deve apenas lavar e seguir para o hospital o mais rápido possível. “Somente o soro é o único remédio capaz de salvar um paciente”, conclui.

 

A acadêmica Vanessa Paiva cursa 6º período de medicina veterinária e veio participar do curso para obter conhecimentos sobre os animais que pretende trabalhar. “Tenho pretensão em fazer clinica de animais silvestres e exóticos quando me formar, então conhecer um pouco sobre os animais que possuem peçonha é muito importante para minha área”, frisa a aluna.

 

Jeisiane Moreira está no 2º período de biologia na Unir e ainda não chegou na disciplina, mas quis antecipar os conhecimentos sobre o tema, “Estou gostando do curso porque na faculdade ainda não cheguei nessa parte de animais peçonhentos e sempre fiquei curiosa como proceder em casos de acidentes com esses animais”, declara.

Copyright © 2018 | Faculdade São Lucas