Lançamento de Livro reúne professores e acadêmicos no UniSL

Publicada em 16/05/2018 por Assessoria de imprensa

Em cerimônia descontraída com a presença do Coral São Lucas, o professor Dr. José Dettoni lançou na noite de terça-feira (15) no Centro Universitário São Lucas o livro “O Papa Francisco e o Meio Ambiente” uma paráfrase do livro “Laudato Si”, escrito pelo pontífice. O escritor foi prestigiado por familiares, amigos, professores e acadêmicos de Biologia do UniSL.

O livro trata do meio ambiente, cujo conteúdo possui uma riqueza muito grande com embasamento cientifico, filosófico, teológico religioso e educacional feito em paráfrase. O conteúdo foi transformado em versos com rimas e candência a tal ponto que pode ser cantado. O livro teve um exemplar entregue ao próprio Papa Francisco pelo arcebispo de Porto Velho Dom Roque Paloschi.

Este é o 14ª livro do autor que explica não ter uma área única de interesse para escrever, “não tenho um tema específico meu foco é a educação em seus mais diversos aspectos, especialmente sobre a educação política, estética e pedagógica. Os livros de cunho religioso é porque eu sou professor de filosofia da religião e a dimensão religiosa é uma das mais profundas do ser humano. Então tive a ideia de fazer paráfrases de textos bíblicos e fiz do evangelho de Lucas, Marcos (já publicados) e Mateus que ainda não publiquei”, afirma Dettoni.

“Mais do que alegria é gratidão compartilhar experiências que tivemos no trabalho.  Precisamos preservar o meio ambiente e com este livro em prosa fica mais leve a leitura”, aponta o professor Raimundinho Oliveira. “Ele é um orgulho para a São Lucas e Porto Velho por fomentar tanta cultura e arte”, completa Marivanda Gonçalves, ouvidora Institucional.

A diretora de Ensino do Centro Universitário, professora Hélia Rocha, reiterou que o escritor usou da pedagogia de Jesus Cristo com paráfrase para expor com simplicidade aquilo que Papa quis ensinar. “É um orgulho ser sua colega de profissão porque isso é uma arte e como cristã é uma alegria ter ensinamentos tão preciosos”, enfatizou a diretora.

O professor Josenir Dettoni representou a Universidade Federal de Rondônia e apontou o tema da ética ambiental como um dos mais importante desta geração.  “ Um dia seremos julgados pelo mal que fizemos a este planeta e pelo que deixaremos para as próximas gerações”, declarou.

“O importante que é José Dettoni consegue transformar a estética dos textos sem fugir do tema e seus livros são atemporais com versos simples e de fácil entendimento”, concluiu o representante da Academia Rondoniense de Letras, William Haverly Martins.

Quem desejar adquirir, o livro está disponível nas livrarias Paim, Exclusiva, Cultura e na livraria do aeroporto.