Jornada Científica de Ciências Biológicas debate as perspectivas e inovações na área do Biólogo

Publicada em 04/09/2018 por Assessoria de Imprensa

Em comemoração ao Dia do Biólogo celebrado dia 03 de setembro a coordenação do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Lucas, preparou uma programação especial para esta semana com a Jornada Científica que trás debates acerca dos temas “Biologia Forense”, “Anfíbios do parque Nacional do Pacaás Novos”, “Consultoria Ambiental” e o “Perfil e a atuação do biólogo na indústria”. A programação envolve ainda palestras, debates, oficinas e mini cursos.

De acordo com a coordenadora professora Allyne Christina a jornada vem com o objetivo de realizar a atualização dos alunos, e levar novos conhecimentos para eles. “Este ano viemos com a temática de “Perspectivas e inovações na área do biólogo” com palestras que mostram a atuação do profissional em analises clínicas, biodiversidades entre outros” salienta a professora.

Ela conta ainda que a idéia é abranger um maior  número possível de área de atuação porque é muito diversificada.  “Estamos com um enfoque diferenciado onde os palestrantes são egressos da instituição para ampliar a visão dos alunos sobre como estão inseridos os profissionais no mercado de trabalho e se identificar com uma das áreas que serão apresentadas”, explica.

Durante a palestra a bióloga Aline Souza falou da sua trajetória acadêmica e experiência profissional com o experimento na resistência do café na Embrapa. “A atuação do profissional na agricultura pode desenvolver diversos papeis dentre eles o controle de pragas e doenças com métodos alternativos como o controle biológico e extratos vegetais, gestão de bancos de germoplasma; microbiologia ambiental; recuperação de áreas degradadas e contaminadas, entre outros”, afirmou Aline.

Savana Biológica

Nesta edição a jornada traz uma novidade para os acadêmicos. Nos dias 7, 8 e 9 de setembro acontecerá a primeira “Savana Biológica”, atividade paralela de finalização da jornada que é uma expedição onde os alunos ficarão três dias na selva fazendo atividades relacionadas a zoologia, botânica e ecologia com três professores para vivenciar a atuação do biólogo na pratica.