Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

III Simpósio Multidisciplinar discute os Cuidados Paliativos em Oncologia

Publicada em 21/03/2017 por Assessoria de Imprensa

Acadêmicos de Medicina do Centro Universitário São Lucas por meio da Liga Acadêmica de Cirurgia Oncológica do Estado de Rondônia - LICOR, promoveram na noite de sexta-feira (17), o III Simpósio Multidisciplinar de Cuidados Paliativos em Oncologia, voltado à área da saúde.

 

O intuito é recepcionar os novos alunos da instituição e promover o conhecimento por meio de palestras que mostram os cuidados paliativos em relação aos tratamentos da oncologia.

 

Para ministrar as palestras os acadêmicos convidaram os professores Cindy Bariani, Omar Rahhal e a enfermeira Maria Beatriz que abordaram temas ligados a oncologia.

 

Na ocasião, a professora Dra. Cindy Bariani apresentou o tema “Introdução às Neoplasias” e citou que o câncer de pele não melanoma é o maior índice de morte no Brasil. “São pessoas que se expõem ao sol por muito tempo sem nenhum tipo de proteção”, explicou a professora.

 

Segundo a professora, em Rondônia a primeira causa de óbito em mulheres ainda é o câncer de cólon do útero e nos homens o câncer de pulmão. “A estimativa é que em breve esses dados vão mudar entre mulheres e homens, tendo em vista que as mulheres estão se tornando fumantes cada vez mais e com isso o câncer de pulmão vem crescendo muito no meio feminino nos últimos anos”, alertou Cindy.

 

Em seguida, a enfermeira Maria Beatriz, egressa da São Lucas, falou sobre as atividades lúdicas na enfermagem como meio de melhorar o atendimento aos pacientes. “O comportamento do profissional com seus pacientes é fator determinante para o bom desempenho no tratamento”, frisou Maria Beatriz.

 

Para encerrar o ciclo de palestras, o professor Omar Rahhal, trouxe o tema “Quedas e Imobilismo: Uma visão Gerontogeriatrica”. Ele falou da importância da geriatria x gerontologia, conceituando a capacidade funcional, qualidade de vida dentre outros fatores inseridos nesta fase da vida do paciente.

 

A Liga é formada por alunos do curso de medicina do Centro Universitário São Lucas e mais duas faculdade de Porto Velho, com o intuito de promover atividades ligadas à área da saúde como seminários, simpósios e trabalhos extraclasses que visam ampliar o conhecimento desses futuros profissionais. Atualmente 24 acadêmicos integram a Liga que são renovados anualmente por meio de processo seletivo.

 

De acordo com a vice-presidente da LICOR, Eduarda Jaskulski, a Liga surgiu em 2004 para promover atividades extracurriculares e recebe o apoio institucional da São Lucas que dispõem de salas de aulas, professores para o acompanhamento dos alunos e atividades práticas fora da instituição.

 

“Por meio da liga podemos conhecer as áreas ligadas a oncologia e cirurgia, assim como aprofundar mais os conhecimentos para decidir qual área desejamos atuar quando concluir o curso”, ressaltou Eduarda.

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas