Faculdade São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

I Workshop em Tripanosomatídeos de Rondônia em Monte Negro

Publicada em 23/02/2017 por Departamento de Comunicação e Marketing (NUC)

O ICB5/USP de Monte Negro, com apoio da FIOCRUZ/NO e Centro Universitário São Lucas promove entre 25 e 27/2/2017 o I Workshop em Tripanosomatídeos de Rondônia.

 

O evento será presidido pelo professor emérito da USP Dr. Erney Camargo e receberá professores, pesquisadores e alunos de várias IES de Rondônia, da Universidade Federal do Acre e da Universidade Federal de São João del Rei. 

 

O objetivo principal do workshop é montar uma rede de colaboradores com a intenção de identificar tripanosomatídeos em mamíferos e artrópodes nos estados do Acre e Rondônia.

 

Além do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, há muitos outros gêneros e espécies de protozoários que infectam vegetais, artrópodes, mamíferos, peixes, aves, anfíbios e peixes.

 

A região Norte, por exemplo, lidera o ranking da ocorrência de doença de Chagas a nível nacional, com o registro de aproximadamente 1000 casos nos últimos 10 anos, sendo a maioria por transmissão oral (via sucos e alimentos contaminados). Além do levantamento e caracterização dos tripanosomatídeos e seus hospedeiros, o escopo maior do estudo é realizar estudo da filogenética destes protozoários, procurando compreender seu processo evolutivo na natureza. 

 

São esperados 20 participantes para esta folia de momo científica. O feriado de carnaval foi a única data capaz de reunir todos os pesquisadores e professores.

 

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas