I Jornada Integrada de Oncologia reúne acadêmicos e profissionais da saúde no Cremero

Publicada em 30/10/2017 por Assessoria de Imprensa

Com a proposta de integrar a oncologia com as áreas da psicologia, jurídica, clínicas e cirúrgicas, a Liga Acadêmica de Cirurgia Oncológica (LICOR), com o apoio do Centro Universitário São Lucas, promoveu a “I Jornada Integrada de Cirurgia Oncológica”, no final de semana, dias 27 e 28 em Porto Velho.

As instituições de ensino superior, em sua grande maioria, não possuem a disciplina de oncologia em sua grade curricular.

A área da oncologia é pouco vista na grande maioria das faculdades de medicina, isso faz com que muitos acadêmicos não tenham contato direto com pacientes oncológicos. Dessa forma, a jornada vem quebrar esse tabu de relacionar o câncer à morte por falta de conhecimento e mostrar que a oncologia não é algo impossível, e que assim como outras doenças, existem tratamentos e cura se diagnosticados precocemente.

De acordo com a acadêmica Luana Araújo, os integrantes da LICOR uniram forças para a escolha dos temas e buscar os profissionais das áreas da oncologia, advocacia e psicologia para ministrar as palestras e esclarecer as dúvidas.

Em dois dias os participantes puderam acompanhar as palestras dos professores: Dr. Spencer Vaiciunas, intitulada “Neoplasia do Trato Digestivo”; Dr. Mauro Veiga, “Princípios da Cirurgia Oncológica e emergências Cirúrgicas”; Dr. Arthur Rasqueri, “Tratamento Além do Convencional”; da psicóloga Dra. Tácia Barreto, “O câncer de mama e seus impactos no feminino”; do advogado Dr. Vinicius Valentin, “Impactos jurídicos no morrer”; e do Dr. José Odair, “Cuidados paliativos”.

“Queremos mostrar que se a pessoa procurar tratamento precocemente pode prevenir muita coisa e não precisar chegar a parte mais triste da doença, a morte”, argumentou Luana.

A jornada esclareceu a situação de pacientes da oncologia que têm seus direitos assegurados em lei. Pessoas diagnosticadas com câncer, podem buscar seus direitos e ficar isento de alguns impostos, como imposto de renda, descontos em concessionárias, saques de FGTS, entre outros.

Por se tratar de um assunto de grande abrangência, o evento foi aberto ao público. Na oportunidade uma equipe da Fhemeron realizou a coleta de medula óssea no local.

Ao final foram debatidos, em mesa redonda, os casos clínicos apresentados pelos acadêmicos com a participação médicos, advogados e acadêmicos.