Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

I Caminhada Odontológica alerta para importância da saúde bucal na gravidez

Publicada em 07/05/2018 por Assessoria de imprensa

Orientar a população para a importância do acompanhamento odontológico em gestantes e divulgar o projeto Pré-Natal Odontológico do Centro Universitário São Lucas, acadêmicos e professores realizaram a “I Caminhada sobre Saúde bucal na gravidez”, domingo, no espaço Alternativo em Porto Velho.

 

De acordo com a acadêmica Mirian Bernardes, existe um tabu quanto ao cuidado bucal no período gestacional que faz com que muitas mulheres sofram com dor e não busque atendimento. “Na realidade a gestante deve fazer o tanto o pré-natal médico quanto o odontológico”, explica a acadêmica.

 

A gravidez gera muitas alterações do organismo da mulher. É comum muitas gestantes sofrerem com dor, abscesso entre outros problemas dentários. Para sanar dúvidas, orientar e até encaminhar as pacientes para o tratamento, os acadêmicos fizeram abordagens com panfletos.

 

“Queremos que as pessoas saibam que existe esse projeto com atendimentos toda segunda-feira para cuidar de mulheres na gravidez e o quanto é importante tanto para a mãe quanto para o bebê”, afirma acadêmica Jaqueline Barros.

 

Carime Mustafá, presidente da Liga Acadêmica de Ginecologia, conta que apóia o projeto pela importância do tratamento de saúde bucal. “Com um simples pré-natal odontológico podemos evitar riscos para a mãe e para o bebê”, reforça acadêmica.

 

A professora Maria Rosa responsável coordenadora do programa de atendimento Pré-natal Odontológico do São Lucas explica que o projeto pré-natal odontológico é um programa de extensão universitária que foi criado há quase 2 anos para atender gestantes.

 

Segundo ela, a idéia surgiu a partir de um trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro Municipal especializado na saúde da Mulher em Porto Velho onde os alunos de odontologia identificaram os sérios problemas bucais em grávidas.

 

“Com o apoio irrestrito da reitoria nossa equipe começou a realizar os acompanhamentos. Hoje temos parceria com o Centro especializado em Atendimento da Mulher da São Lucas que encaminha as pacientes para o tratamento. É feito uma triagem de acordo com a necessidade de cada uma”, destaca a professora.

Copyright © 2018 | Faculdade São Lucas