Faculdade São Lucas

Homenagem ao dia do Fisioterapeuta: Entrevista com Rainier Chagas

Publicada em 13/10/2016 por Juliana Mascarenhas

13 de outubro é comemorado o dia do fisioterapeuta, um dos profissionais que mais tem se destacado no mercado, trabalhando na reabilitação do corpo humano e prevenção de doenças ósseas e musculares, através de técnicas próprias como massagens, radiações, exercícios, dentre outras. Para homenagear os profissionais que se destacam entrevistamos Rainier Chagas graduado em Fisioterapia pela Universidade do Sagrado Coração (2001) com especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica (2003) e em Metodologia do Ensino Superior (2006). Mestre em Odontologia na Sub-área de Biologia Odontológica pela UNITAU (2008). Doutorando em Ciência Odontológica pela UNESP- Araçatuba. Docente do Centro Universitário São Lucas (UNISL) desde 2004, onde ministra atualmente aulas nas disciplinas de Fisioterapia aplicada à Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia I e II, Cinesiologia e Biomecânica II. Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, com ênfase nas Disfunções da Coluna, Ombro e ATM, com área de interesse nos seguintes tema: Avaliação Cinético-funcional Ortopédica, Dor, Terapia Manual, Terapia a Laser, Estudo eletromiográfico e eletroneuromiografia, perícia do trabalho. Tem formação em Mobilização Neural, Movimento Combinado, Conceito Maitland, Conceito Mulligan, RPG, Pilates e Bola Suíça.

Confira a entrevista:

UNISL: Porque resolveu ser Fisioterapeuta?

Fisioterapeuta: Diferente de outros colegas, escolhi este curso  “como um tiro no escuro”, sem saber na verdade do que se tratava, mas para minha felicidade foi um tiro certo. Lembro que na época foi o curso mais concorrido do país, inclusive mais concorrido do que medicina.

UNISL: Do que o senhor destaca na sua profissão?

Fisioterapeuta: O prazer em vê um paciente reabilitar, torna-lo apto para suas funções não tem preço. E também gosto porque é uma profissão versátil que está em constante transformação técnica e científica.

UNISL: Tem alguma história que marcou sua vida como fisioterapeuta?

Fisioterapeuta: Isso acho que será a resposta de todos os colegas…. Mas com certeza o que mais me marcou foi uma paciente que sofria com dores na articulação temporomadibular, essa perto da orelha, o que impossibilitava de comer alimentos mais sólidos, bem ao término do atendimento, simplesmente recebi o abraço mais fraterno até hoje, foi indescritível.

UNISL: Quais os desafios do atual momento da Fisioterapia, em sua opinião?

Fisioterapeuta: Os desafios maiores creio que seja a organização profissional, como os conselhos profissionais mas principalmente as associações.

UNISL: O que é essencial para ser um bom profissional?

Fisioterapeuta: Constante capacitação em cursos, congressos, pós graduação, além de conhecimento multiprofissional.

UNISL: Qual conselho você daria para os estudantes de Fisioterapia?

Fisioterapeuta: Siga seus sonhos com ética e respeito aos seus colegas e pacientes…..  “a sorte acompanha a mente preparada”