Feira Gastronômica do curso de Nutrição do UniSL atrai acadêmicos e visitantes

Publicada em 08/06/2017 por Assessoria de Imprensa

Aconteceu na última quinta-feira, dia 01 de Junho, a XXII edição da Feira Gastronômica do curso de Nutrição do Centro Universitário São Lucas.

A Feira Gastronômica, que a cada ano se torna um evento tradicional no UniSL e consequentemente na cidade, apresentou este ano algumas novidades que contribuíram para o sucesso já esperado. A novidade desta edição ficou por conta do local (estacionamento principal do UniSL) e do tema comidas “Delivery” com preparações adequadas do ponto de vista nutricional, com enfoque nos alimentos regionais (da região Amazônica).

Foram nove pratos idealizados pelos acadêmicos do 5º período como parte de um projeto que teve como objetivo apresentar propostas de alimentos (preparações) modificados em sua formulação, para o consumo de qualquer individuo, e que poderiam ser comercializados no sistema de “Delivery”. Foram oferecidos ao público nove produtos entre os quais: Empadão Rondoniense; Janqueca; La Quiche; Empada do Madeira; Torta de Frango com molho bechamel; Esfiha Go; Kebab de frango; Coxinha de Pupunha e Bolinho de Tambaqui.

A Professora responsável pela Feira Gastronômica, Êmili Amaro explicou como a XXII edição da Feira Gastronômica foi idealizada. “O intuito da feira é instigar o lado empreendedor dos alunos, além dos mesmos terem a oportunidade de aplicar todo o conhecimento das aulas práticas e teóricas, levando em consideração a técnica dietética, a composição dos alimentos e o uso de produtos regionais. Os acadêmicos precisam desenvolver um produto com qualidade nutricional a partir de um tema que é escolhido a cada semestre pelos professores do 5º período de Nutrição. E o tema desse ano foi Delivery que teve como objetivo atender ao mercado, tendo em vista, a tendência empresarial  a esse serviço.”, explicou a professora.

“A Feira Gastronômica é um evento ímpar no Centro Universitário São Lucas, desafiando todos os alunos a desenvolverem produtos que sejam de interesse da sociedade. Esse ano teve como proposta alimentos isentos de glúten e alguns isentos de lactose, visando atender a um público que busca esses alimentos como alternativa saudável, especialmente pessoas que apresentam intolerância. As preparações ficaram maravilhosas, semelhantes e até melhores do que os produtos tradicionais de mercado.”, disse a professora Luna Moraes.

A acadêmica de Nutrição, Pâmela de Moraes e Silva explicou sobre os ingredientes nutricionais do produto que seu grupo elaborou. “A nossa barraca recebeu o nome de ‘Janqueca’, uma panqueca a base de batata doce e seu recheio da carne de jacaré. Possui leite zero lactose para atender ao público celíaco, intolerante e restrito à lactose. Utilizamos a batata de forma integral, inclusive a sua casca. Substituímos, ainda, o trigo pelo amido que possui glúten. É um produto com fonte de proteína.”, Pâmela relata ainda sobre a experiência em participar da feira. “A Feira Gastronômica é muito importante para o crescimento e desenvolvimento com a área nutricional, e marketing empresarial. Toda a parte de gestão de alimentos e pessoas foi muito importante para o nosso aprendizado.”

Carla Ribeiro, visitante da feira passou pelo local, gostou da diversidade de sabores e temperos. “Viemos prestigiar o sobrinho do meu marido que desenvolveu a panqueca de jacaré e é acadêmico de Nutrição. Tive a oportunidade de experimentar outros produtos e gostei bastante da coxinha de pupunha. Achei legal a iniciativa.”