Especial Dia do Contador: Entrevista com Sandra Maria Carvalho Barcelos

Publicada em 22/09/2016 por Juliana Mascarenhas

Hoje, comemoramos o dia do contador, o profissional responsável por organizar as contas e manter tudo ajustado para o bom andamento financeiro da empresa para a qual presta serviço. Nada melhor para homenagear eles do que dar voz a esses profissionais essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa. Por isso, o Centro Universitário São Lucas entrevistou Sandra Maria Carvalho Barcelos para conhecer um pouco mais sobre suas atividades e sobre o motivo que o levou a escolher essa profissão.

Sandra Maria Carvalho Barcelos possui graduação em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Superior da Amazônia – FARO (2003), é especialização em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares pela Associação de Ensino Superior da Amazônia – FARO (2004). Funcionária Pública de Carreira da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia há 30 anos. Controladora Geral da Atualmente Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia desde fevereiro de 2011. Exerce funções de Controle Interno desde 2003, exercendo funções de Assessoria de Controle Interno na Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia e Controladoria Geral do Estado de Rondônia. Atua na Docência do Ensino Superior desde janeiro de 2004 e atualmente docente e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário São Lucas (UNISL) e Mestranda em Ciências Contábeis.

Confira a entrevista e inspire-se:

UNISL: Para a senhora o que significa ser uma Profissional da Contabilidade?

Contadora: Significa ser o responsável pela realização do sonho de outro no seu empreendimento, no seu negocio. Ser capaz de traçar os planos de vida de uma empresa para que ela continue com vida saudável e rentável e assim, ajudar na manutenção da estabilidade financeira e econômica do país, do estado e da região onde a mesma encontra-se inserida.

UNISL: Como a senhora se tornou uma profissional contábil?

Contadora: Na verdade, Contabilidade foi minha segunda opção. Mas quando iniciei o curso, me apaixonei imediatamente pelo mundo que se abria a minha frente. Assim como a grande maioria, eu também achava que Contabilidade era pura Matemática. Quebrei esse paradigma e decidi que eu seria uma profissional com condições de mudar a historia dos meus clientes. Pude perceber que eu teria nas mãos ferramentas imprescindíveis para orientar um empreendimento de sucesso. Que os conhecimentos da Contabilidade poderiam me proporcionar condições de realização pessoal, financeira e de responsabilidade social. E simplesmente maravilhoso acompanhar a evolução da minha Ciencia. E hoje, uso o conhecimento da Ciência Contabil em prol da administração pública, através do Controle Interno.

UNISL: Por que escolheu essa profissão?

Contadora: Porque eu queria uma profissão onde eu pudesse atuar e ajudar a mudar a vida das pessoas através da mudança de comportamento da empresa. E através da Contabilidade, nós profissionais Contadores, podemos planejar o futuro de cada empresa onde atuamos, tornando-a lucrativa e de sucesso. Essa é a profissão que eu escolhi viver como uma profissão de fé por um País melhor!

UNISL: Qual a importância da contabilidade para uma empresa?

Contadora: A Contabilidade é o coração de uma empresa. Nenhuma decisão do ponto de vista administrativo ou financeiro pode ser tomada sem a informação contábil precisa. É a Contabilidade que fornece as informações que se atendidas, manterão a viabilidade e o crescimento de uma empresa, seja ela de qual porte for, seja publica ou privada. Como pode se perceber, o sucesso de uma empresa depende da informação da contabilidade. A falência de uma empresa gera prejuízos de toda ordem ao país, inclusive o social, pois serão milhares de trabalhadores desempregados. É fato, que uma empresa mal gerida, mal estruturada e sem a informação contábil gerencial, está fadada a não crescer ou a falir. Logo, o coração da empresa é a Contabilidade!

UNISL: Como à senhora descreve sua experiência no setor contábil?

Contadora: Minha experiência é de sucesso! A consolidação do meu nome como profissional da Contabilidade, especialmente do Setor Público à 30 anos,  trouxe a realização da minha vida profissional e financeira, bem como a minha experiência como Docente e Gestora de Curso de Contábeis, onde me realizo plenamente.

UNISL: Qual dica a senhora daria para quem deseja ser um (a) Profissional da Contabilidade?

Contadora: A melhor dica que posso dar a quem deseja ser um profissional de sucesso na Contabilidade é continua capacitação estudo, acompanhar a evolução das tecnologias aplicadas a Contabilidade. Vivemos na era da Contabilidade Digital e precisamos estar atualizados sempre. A Ciência Contábil vem sofrendo alterações impactantes, especialmente com a edição de constante de novas normas a serem aplicadas, conforme o Comitê de Pronunciamentos Contábeis.