Faculdade São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Especial Dia do Contador: Entrevista com Ercilia Souza Araújo

Publicada em 22/09/2016 por Juliana Mascarenhas

A entrevistada neste dia do contador é com Ercilia Souza Araújo, graduada em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Rondônia (1999), é especialista em Administração Pública, Controladoria Institucional e Ambiental e Mestre em Administração. Atualmente é contadora pública na Universidade Federal de Rondônia e Docente no Ensino Superior desde 2004, nos cursos de graduação de Secretariado Executivo, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Administração, e também de pós-graduação em cursos da área de Administração.

 

Confira a entrevista:

 

UNISL: Para a senhora o que significa ser uma Profissional da Contabilidade?

Contadora: Ser uma Profissional da Contabilidade é uma realização pessoal quanto ao fato de fazer parte de uma das categorias profissionais mais importantes para a consolidação das organizações públicas e privadas do mundo.

 

UNISL: Como a senhora se tornou uma profissional contábil?

Contadora: Se tornar uma profissional contábil não foi fácil, tive que buscar cada degrau com muita dificuldade em razão da oferta de oportunidades de trabalho na área. Por isso, atuei como estagiária em instituições públicas, privadas e inclusive financeiras, em alguns momentos sem qualquer remuneração, mas como uma condição essencial para a busca do conhecimento prático. Passei em concursos públicos para contadora e auditora em municípios do interior até a oportunidade de voltar para Porto Velho também como contadora.

 

UNISL: Por que escolheu essa profissão?

Contadora: Escolhi a profissão pelo fato de ainda na infância ter como prazeroso o trato com cálculos e decisões quando auxiliava na gestão de um pequeno comércio da família. Paixão essa que se desenvolveu com o passar dos anos através do conhecimento do que representava a ciência contábil, independente do que a sociedade de forma geral recompensava os profissionais da área.

 

UNISL: Qual a importância da contabilidade para uma empresa?

Contadora: Considero a importância da contabilidade para uma empresa como a mola mestra. É impossível gerir qualquer tipo de organização sem contabilidade como geradora de informações e peça fundamental para o controle e transparência.

 

UNISL: Como à senhora descreve sua experiência no setor contábil?

Contadora: A minha experiência no setor contábil passa pela fase da busca do conhecimento necessário para atuação profissional, pela fase de afirmação e estabilização profissional, pela fase da adaptação as mudanças que aconteceram em razão do modelo brasileiro convergido para o modelo internacional e por fim a fase de reconhecimento profissional. É uma ciência que nos exige constante atualização e conhecimento multidisciplinar. Isso é gratificante, pois só os que estão aptos a representar essa profissão permanecem no mercado.

 

UNISL: Qual dica a senhora daria para quem deseja ser um (a) Profissional da Contabilidade?

Contadora: Para quem deseja ser um Profissional da Contabilidade precisa se conscientizar que fazemos parte da profissão que mais cresce no mundo em números e na ramificação de campo de trabalho. Dessa forma, exige dedicação, muito estudo continuado e disposição para levar soluções às mais variadas necessidades organizações, pois o mercado determina que só os melhores entram e permanecem na profissão contábil.

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas