Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Entrevista com a Biomédica Fabiana Daltro

Publicada em 21/11/2016 por Departamento de Comunicação e Marketing (NUC)

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia do profissional de Biomedicina. Habilitado a atuar em mais 30 especialidades que vão desde as análises clínicas, passando pela atuação em laboratórios, hospitais, órgãos públicos de saúde e indústrias biotecnológicas, o biomédico conduz estudos e pesquisas de doenças humanas, além de trabalhar com prevenção e cura e também com o desenvolvimento de soros e vacinas. 

O Centro Universitário São Lucas entrevistou a Biomédica Fabiana Daltro que contou um pouco do seu amor pela profissão.

 

UNISL:Como foi a construção da sua carreira como Biomédica?

Biomédica: Sou graduada em ciências biológicas modalidade médica (hoje conhecida como Biomedicina) pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS). Logo após o término de minha graduação atuei como biomédica em um serviço de hemoterapia em um Hospital Escola, o que muito contribuiu para meu crescimento e aprendizado. Aprendi e vivenciei a importância da multidisciplinaridade e do trabalho de uma equipe multiprofissional em transplante de medula óssea, oncologia e cirurgia cardíaca. Após alguns anos resolvi me dedicar aos estudos e fui em busca de ampliar meus conhecimentos. Fiz mestrado em análises clínicas, área de conhecimento Hematologia na Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde trabalhei com polimorfismo genético de grupos sanguíneos. Fui coordenadora do curso de graduação e da pós-graduação do curso de Biomedicina na faculdade Ingá na cidade de Maringá. Retornei para Araras-SP e tive o enorme prazer de ministrar cursos na instituição que formei, e nesta mesma época fui supervisora de estágio em análises clínicas e docente de bioquímica clínica no curso de farmácia da faculdade de Itapeva (FAIT).

Em 2009, a convite do Centro Universitário São Lucas (UNISL) mudei-me para Porto Velho. Tenho muito orgulho em fazer parte da família São Lucas, na qual estou vinculada ao curso de Biomedicina desde que cheguei e ministro aulas de hematologia e bioquímica clínica; não posso deixar de mencionar a extensão a qual participei durante anos aqui na UNISL. Atualmente além das aulas que ministro no curso, atuo também na supervisão de TCC e como membro do comitê de ética em pesquisa.

 

UNISL:Por que a senhora resolveu estudar biomedicina?

Biomédica: Entrei na biomedicina sinceramente sem saber o que fazer na época era um curso que muito se vinculava a laboratório clínico.

 

UNISL:Qual a área de que senhora tua? E como descobriu esse interesse por esta especialidade?

Biomédica:Sempre busquei o que queria e nunca fiquei esperando "as coisas acontecerem", então desde o meu segundo ano de faculdade fui em busca de estágio, e posso dizer que foi a minha determinação nessa busca que fez com que me encontrasse na área de hematologia, tenho paixão por esta área. Na faculdade aprendemos a dar os primeiros passos, porém cabe a cada um buscar seu avanço.

 

UNISL:Em seus anos de carreira qual foi o momento mais marcante?

Biomédica:Tem um momento que foi muito forte na minha carreira; trabalhava em um banco de sangue em um hospital que realizava transplante de medula óssea, e nós como biomédicos, éramos responsáveis pelas transfusões destes pacientes, e na época nós realizávamos o procedimento de infusão, fato que nos aproximava mais do paciente; e me lembro de um deles na sua alta hospitalar se dirigiu até nossa equipe e agradeceu um a um, nos disse que aquele dia ele estava nascendo novamente... Isso me emocionou muito e me fez pensar o quão importante é ser biomédico. Foram vários momentos marcantes, e cada um tem seu valor, é único!

 

UNISL:Qual a sua avaliação do mercado de trabalho? Está muito competitivo? Tem emprego para todo mundo?

Biomédica:A biomedicina é uma profissão inovadora, do futuro. Num mundo onde a tecnologia está em alta, não podemos deixar de vislumbrar áreas como a biotecnologia. Sempre utilizo a frase que o sol nasce pra todos, porém a sombra é para os que merecem e a buscam... e essa busca cabe a cada um de nós. Podemos ser diferentes e fazer diferente para nos tornarmos eficazes e eficientes naquilo que escolhermos seguir, e assim também é na Biomedicina.

É uma profissão que te possibilita muitas áreas de atuação e ainda com muitos locais que precisam de um Biomédico e seus serviços, é uma profissão que sobreviverá aos avanços tecnológicos.

 

UNISL:Quais dicas a senhora daria para quem quer ser um excelente Biomédico?

Biomédica:Para que um profissional seja bem sucedido é necessário AMAR o que faz em primeiro lugar, sempre digo que fazer o que não gostamos é desestimulante, e quando definimos a área que nos encanta e focamos em desenvolvimento e aprendizado, pode ter certeza o sucesso acontece; é estar sempre atento para as mudanças e avanços e em muitas vezes ser o desbravador de um caminho, caminho que te levará ao sucesso! Enfim, resumindo, o que torna um profissional bem sucedido é sua ATITUDE!

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas