Docentes e acadêmicas de Odontologia do UniSL participaram do SPBqO em Campinas

Publicada em 20/09/2017 por Assessoria de Imprensa

Representando o Centro Universitário São Lucas, os professores, Gustav Guimarães e Maria Rosa Felix de Souza Gomide Guimarães, e as acadêmicas de Odontologia, Taiisa Santos e Mirian Bernardes da Silva Bernardes estiveram na 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqo), considerado o maior congresso de pesquisa odontológica do país, realizado em Campinas (SP) nos dias 03 a 06 de setembro.

Foram apresentados quatro trabalhos nas categorias Banner e Projeto de Pesquisa. O Professor Gustav Guimarães salientou que é sempre muito gratificante participar do mais importante Congresso de Pesquisa na área da Odontologia, e representar o UniSl.  “Este ano o Congresso bateu recorde de inscritos com cerca de 6.000 participantes com mais de 3.400 trabalhos apresentados na forma de banner, projetos e apresentações orais que abordaram temas estudados na atualidade; Inúmeros Simpósios ministrados por pesquisadores nacionais e internacionais em todas as áreas da odontologia sem contar no intercâmbio fantástico entre alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores, que proporcionou um enriquecimento e aprendizagem de conhecimento”, apontou.

A professora Maria Rosa Felix Guimarães destacou  a importância do SBPqO considerado o congresso mais importante na área da Odontologia, no que se refere às inovações e pesquisas nas grandes áreas do conhecimento. “Dentre as várias programações do evento, destaco os simpósios que reuniram pesquisadores de várias IES do país, onde foram tratados e discutidos temas que vem sendo pesquisados atualmente, em destaque a grande relação entre as infecções bucais e a saúde sistêmica dos pacientes. Além disso, o grande intercâmbio entre os nossos acadêmicos do curso de graduação com outros estudantes do país. Isso sem dúvida, foi uma experiência ímpar”, explicou.

Para a acadêmica Taiisa Santos participar do SPBqO foi uma experiência marcante como acadêmica. “Estive no evento como ouvinte e apresentei um trabalho. Considero que essa oportunidade foi uma experiência única, pois pude observar uma outra realidade na Odontologia. Poder representar a UNSL apresentando projetos importantíssimos para toda a população, mostrando que mesmo longe do "mundo da odontologia" nós estamos atualizados e somando. Tivemos a oportunidade de assistir palestras com os maiores nomes da Odontologia e isso é incrível. Todos os acadêmicos de Odontologia deveriam participar e sentir essa realidade pois nos dar certeza de onde queremos chegar”, disse. A acadêmica também agradeceu o apoio dos professores.  “Deixo aqui meu agradecimento aos meus queridos professores e orientadores Maria Rosa Guimarães e Gustav Guimarães que confiaram no nosso potencial e nos proporcionou essa oportunidade de adquirir mais conhecimento. Muito obrigada e pode ter certeza que levarei pra sempre comigo”, finalizou.

A estudante Mirian Bernardes da Silva Bernardes considerou o evento grandioso. “Foi um momento único! Poder presenciar trabalhos de alto nível bem aprofundados, é de grande valia para conhecimento profissional. As palestras foram administradas por autores de vários livros e grandes mestres na área odontológica, e em poder conhecê-los e ouvi-los é uma realidade foi inacreditável. Apresentei o projeto Pré-Natal e mostrei que Rondônia (UniSL), também faz história com projetos e pesquisa. Foram mais de 6 mil participantes de todo o Brasil e independente do nível acadêmico, eu estava lá.” Mirian também fez questão de agradecer os professores. “Os nossos professores se dedicam diariamente para nos proporcionar tal experiência e com muito carinho quero agradece-los. Obrigada meus queridos, profa. Maria Rosa Guimarães e Gustav Guimarães! Não desistam desse caminho, pois este nos faz diferença. Vocês são fantásticos!”, agradeceu.