Docentes do UniSL participaram de congresso nos EUA e apresentaram artigos científicos

Publicada em 24/04/2018 por Assessoria de imprensa

Dois professores do curso de Odontologia do Centro Universitário São Lucas, Prof. Dr Gustav Guimarães e Profa. Dra Maria Rosa F.S. Gomide Guimarães, participaram do congresso “47th Annual Meeting of the AADR was held in conjunction with the 42nd Annual Meeting of the CADR”, que ocorreu em março de 2018 em Fort Lauderdale, EUA.

Os professores representaram o Brasil com a apresentação de dois trabalhos de pesquisa, um relacionando as consequências da doença periodontal no comprometimento da condição sistêmica e o outro trabalho foi o estudo de um novo biomaterial que é capaz de acelerar a neoformação óssea.

A pesquisa foi realizada em parceria com a UNESP de Araçatuba sob a orientação dos prof. Dr. Luciano Tavares Ângelo Cintra e Prof. Dr Eloi Dezan, sendo frutos de trabalhos desenvolvidos pelo programa stricto senso (DINTER) firmado entre a FOA - UNESP Araçatuba-SP e Centro Universitário São Lucas – UniSL .

“Sabendo dos critérios de exigência para aprovação de trabalhos científicos neste evento ficamos contentes com a aprovação dos nossos trabalhos, além disso, foi uma experiência única representar a UniSL com também o Brasil neste importante Congresso americano de pesquisa, como também a oportunidade de trocar informações com pesquisadores de outros  países. Os resultados foram extremamente importantes no contexto da contribuição científica, pois confirmou que uma infecção na cavidade bucal pode resultar em danos na condição  sistêmica dos pacientes, o outro trabalho foi inovador por que confirmou através de estudos realizados em ratos a capacidade de neoformação óssea de um novo biomaterial.”, explicou o professor Gustav Guimarães.

A professora Dra. Rosa Guimarães destacou a participação neste importante congresso. “A participação no AADR (American Association for Dental Research) foi enriquecedora e única, onde representei a região norte do nosso país e a UNISL, além da oportunidade de intercâmbio com pesquisadores de vários países.”, salientou a doutora.

Ambos agradeceram o apoio da diretoria de pesquisa do Centro Universitário São Lucas como também o apoio da agencia de fomento da Fundação de Amparo a Pesquisa do estado de Rondonia (FAPERO).