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Dicas para uma vida com mais saúde e nutrição

Publicada em 31/03/2017 por Assessoria de Imprensa

Nesta sexta-feira, dia 31 de março, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição e, por isso, vale lembrar que as práticas de alimentação saudável são muito importantes para a saúde.

 

O Curso de Nutrição do Centro Universitário São Lucas, convida você a incorporar de forma gradativamente hábitos saudáveis na sua alimentação, para que possam ser realmente praticados.

 

Para seguir corretamente, listamos 10 passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde:

 

1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação: Alimentos de todos os tipos – grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes – e variedade dentro de cada tipo – feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes etc.

2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias: Utilizados com moderação em preparações culinárias

3. Limitar o consumo de alimentos processados: Os ingredientes e métodos usados na fabricação de alimentos processados – como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos – alteram de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam.

4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados: Devido a seus ingredientes, alimentos ultraprocessados – como biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, refrigerantes e “macarrão instantâneo” – são nutricionalmente desbalanceados.

5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia: Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.

6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados

7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias

8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece

9.  Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora

10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais: Avalie com crítica o que você lê, vê e ouve sobre alimentação em propagandas comerciais e estimule outras pessoas, particularmente crianças e jovens, a fazerem o mesmo.

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