Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Dia Mundial do Diabetes é lembrado com palestras pelos acadêmicos do UniSL

Publicada em 16/11/2017 por Assessoria de Imprensa

Para alertar sobre a importância da campanha do “Dia Mundial do Diabetes”, 14 de novembro, acadêmicos de medicina do Centro Universitário São Lucas e membros da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Rondônia (LASCRO) realizaram, na terça-feira (14), uma aula aberta a alunos da área da saúde no auditório do Cremero, em Porto Velho.

Na oportunidade foram convidados os professores Dr. Gustavo Herdoíza e Dra. Claudete Martins para ministrar as palestras sobre os diagnósticos, principais complicações e manejo clínico de pacientes com diabetes.

De acordo com a acadêmica Isabela Lima, muitas pessoas possuem a doença, principalmente do tipo 2, que acomete crianças depois dos sete anos de idade e que, por falta de informação, não fazem o tratamento adequado. “Nós queremos repassar aos estudantes que, enquanto profissionais, devem estar atentos a transmitir as informações para as pessoas”, ressaltou Isabela.

 

LASCRO

No Centro Universitário São Lucas, existe a recomendação para que os cursos formem uma liga acadêmica com o intuito de aprofundar os conhecimentos, além de formar profissionais mais humanistas.

Diante disso, no semestre passado (2016.1) foi criada a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Rondônia (LASCRO) por sete acadêmicos do 2° período do curso de Medicina, que formaram a diretoria. Em seguida foi realizado um processo seletivo para que os demais alunos e outras instituições pudessem fazer parte. Com isso, a liga possui hoje 28 ligantes de duas instituições de ensino superior, uma preceptora e mais dois professores que apoiam e coordenam as pesquisas.

Por meio da LASCRO, os acadêmicos promovem eventos com temas que não estão na grade curricular da instituição, mas que são importantes para a formação acadêmica dos alunos, além de oportunizar outros acadêmicos a participarem das aulas.

 

CAMPANHA

O Dia Mundial do Diabetes ganha força por todo o país. A Campanhafoi criada em 1991 pela IDF (Internacional Diabetes Federation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. Em 2017, aborda o tema “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. 

Copyright © 2018 | Faculdade São Lucas