Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Dia do Cirurgião Dentista: Entrevista com Vânia Meire Moreira

Publicada em 25/10/2016 por Juliana Mascarenhas

Hoje (25), é comemorado o Dia do Cirurgião Dentista, e para comemorar essa data entrevistamos a profissional Vânia Meire Moreira graduada há 30 anos pela Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Endodontia pela EAP da Associação Brasileira de Odontologia do Estado de Rondônia e docente do Centro Universitário São Lucas desde 2010.

 

Confira a entrevista:

 

UNISL: Conte um pouco da sua trajetória profissional.

Vânia: “Iniciei minha vida profissional, logo depois de formada, no consultório de um professor da Instituição, por dois anos. Depois fui contratada pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), onde permaneci por mais 2 anos. Retornei para minha cidade de São José do Rio Preto, onde montei meu consultório particular e trabalhei por 5 anos.

Em 1994, mudei-me para Rolim de Moura- RO, onde montei meu consultório e fui contratada e posteriormente concursada pela Prefeitura Municipal de Rolim de Moura por 10 anos.

Em 2001, concluí Especialização em Endodontia pela EAP da Associação Brasileira de Odontologia do Estado de Rondônia.

Em 2004, mudei-me para Campo Grande- MS, onde trabalhei em clínicas e meu consultório, exercendo minha especialidade de Endodontia.

Retornei-me para o estado de Rondônia, na cidade de Porto Velho no ano de 2010, onde iniciei minha carreira de docente no Centro Universitário São Lucas, onde permaneço até os dias atuais. Exercendo ainda minha atividade de Endodontista em dois consultórios.

 

UNISL: Porque escolheu a Odontologia?

Vânia: Sempre quis ser Dentista. Não lembro muito bem de onde veio à influência, acredito que nasci desejando ser dentista. Nunca disse que seguiria outra profissão.

 

UNISL: Tem alguma história que marcou sua trajetória profissional?

Vânia: São muitas situações que marcaram, devido o tempo que tenho de atividade, mas sempre que tiro um paciente do sofrimento da dor, vejo que valeu e sempre valerá pena ser uma Cirurgiã Dentista.

 

UNISL: Qual a importância da Odontologia para você e para o mundo?

Vânia: Para mim como profissional, vejo com muita tristeza o número de dentistas formando e saindo para o mercado de trabalho, e ao mesmo tempo somos considerados o maior número de desdentados. Um dado de 2015, do Jornal o Globo, informa que são 16 milhões de desdentados no Brasil, um dado alarmante. Os programas sociais do Governo são mais teóricos que práticos. Aí eu questiono: como pode? A saúde do ser humano começa na cavidade oral. Como uma pessoa poderá ser saudável se ela não consegue alimentar-se e mastigar dignamente?

Para mim a Odontologia é a profissão mais importante, levando em conta a saúde humana.

 

UNISL: O que a Odontologia proporciona a sua vida?

Vânia: A Odontologia proporciona em minha vida tudo que tenho, tudo que eu sou. Não consigo ver-me de outra forma.

 

UNISL: Para um futuro Odontologista qual conselho você daria?

Vânia: Eu sempre digo aos meus alunos, que nunca desistam, que estão no caminho certo e que prossigam com muito amor, e que estudem muito e sempre. Odontologia é uma profissão belíssima e de extrema necessidade.

______________________________________________________________________

O Centro Universitário parabeniza todos os profissionais cirurgiões dentistas que dedicam o senso estético de uma artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge. 

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas