Faculdade São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Dia do Cirurgião Dentista: Entrevista com Moacyr Tadeu Vicente Rodrigues

Publicada em 25/10/2016 por Juliana Mascarenhas

 

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Cirurgião Dentista para celebrar uma data tão importante para todos nós e contextualizar a odontologia, preparamos uma entrevista especial com Moacyr Tadeu Vicente Rodrigues graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP (2003), Prática Profissionalizante em Cirurgia Bucomaxilofacial pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP (2006), Mestre em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP (2007), Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais pelo CFO e atualmente atua em clínica privada é Cirurgião Bucomaxilofacial da SESAU-RO e é Professor titular de Clínica Cirúrgica e Diagnóstico do Curso de Odontologia do Centro Universitário São Lucas.

 

Confira a entrevista:

 

UNISL: Quem ou o que lhe influenciou a optar por fazer Odontologia?

Cirurgião Dentista: Após ter conhecido o trabalho excelente trabalho do serviço de Cirurgia Ortognática do HRAC (Centrinho-USP- Bauru). Em seguida, quis cursar odontologia objetivando me tornar um Cirurgião Bucomaxilofacial.

 

UNISL: Tem alguma história que te marcou durante sua trajetória profissional?

Cirurgião Dentista:  Sim, várias! Mas a mais marcante foi a de um paciente de Ariquemes-RO, vítima de acidente automobilístico, em que duas carretas carregadas se chocaram frontalmente, e ele foi o único sobrevivente. Este paciente passou por 2 cirurgias maxilofaciais, sendo a primeira de 6 horas, a segunda de 8 horas para correção de fraturas em todos os ossos da face. Esse paciente hoje se tornou nosso amigo e tem uma estima grande por nossa equipe, tanto que toda vez que volta para retornos, a sua emoção ao nos ver é inevitável….Isso é extremamente gratificante!

 

UNISL: Qual a importância da Odontologia para você e para o mundo?

Cirurgião Dentista:  Creio que a Odontologia deveria ser uma medicina especializada, de tão importante que é. Não acredito numa desvinculação da boca e suas estruturas adjacentes do resto do corpo. Defendo um ensino odontológico com ciclo básico idêntico ao da medicina. Creio que se assim fosse, teríamos profissionais melhores e uma odontologia de ponta, melhor até do que a que já temos. Infelizmente nossa odontologia ainda é bastante desvalorizada.

 

UNISL: O que a Odontologia proporciona a sua vida?

Cirurgião Dentista: Ser profissionalmente o que sou….. Vivo principalmente da Odontologia, dentre outros negócios. Acredito que se não tivesse tido as oportunidades que tive de aprender em escolas que passei e com os professores que tive, não teria conseguido.

 

UNISL: Para um futuro Odontologista qual conselho você daria?

Cirurgião Dentista: Mesmo com as mudanças nos métodos de ensino e com as facilidades que temos hoje em dia, nada substitui uma boa leitura, uma boa aula assistida e um bom estágio (treinamento) com professores de qualidade. Se fizer tudo isso com vontade e disciplina, sem dúvida será um profissional de excelência, sempre estará preparado para as oportunidades e para crescer na carreira, mas acima de tudo, por mais que a carreira seja importante, nunca deixe de ser uma boa pessoa…. atrás de todo grande profissional temos uma grande pessoa na base….isso faz a diferença!

______________________________________________________________________

O Centro Universitário parabeniza todos os profissionais cirurgiões dentistas que dedicam o senso estético de uma artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge. 

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas