Faculdade São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Dia do Cirurgião Dentista: Entrevista com Luiz Carlos Bianco

Publicada em 25/10/2016 por Juliana Mascarenhas

A origem da comemoração do Dia do Cirurgião Dentista, 25 de outubro, é porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiro cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a celebração. Para marcar a data festiva, o Centro Universitário São Lucas conversou com o Cirurgião Dentista Luiz Carlos Bianco.

Confira toda entrevista:

 

UNISL: Como foi trajetória profissional até os dias de hoje?

Luiz Bianco:Tive consultório odontológico em Ji-Paraná, e atualmente atuo como servidor público e docente. Em 1992, assumi a Secretaria de Saúde de Ji-Paraná na gestão de Jair Ramirez como prefeito e que tinha Manoel Lamego como vice. Também fui delegado de saúde da regional sediada naquela cidade. Fiz pós-graduação em gerência de saúde pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília, Metodologia do Ensino superior e Saúde Pública pela São Lucas. Também fiz mestrado pela Universidade de Taubaté.

 

UNISL: Quem ou o que lhe influenciou a optar por fazer Odontologia?

Luiz Bianco:Decidi fazer odontologia por influência de dois profissionais de minha cidade, Rolândia, também no Paraná, que eram dentistas e amavam a profissão. O entusiasmo deles me contagiou.

 

UNISL: Tem alguma história que te marcou durante sua trajetória profissional?

Luiz Bianco:O momento mais marcante foi o dia em que conseguir abrir o meu próprio consultório. Isso ocorreu em Ji-Paraná no início de 1983. Os equipamentos eram financiados e eu ainda devia uma parte significativa, mas fiquei muito emocionado por poder atuar em meu próprio consultório.

 

UNISL: Qual a importância da Odontologia para você e para o mundo?

Luiz Bianco:A saúde bucal vem, gradativamente, conquistando maior prestígio junto à população. Atualmente as famílias dão prioridade aos cuidados com a saúde bucal. Isso nem sempre foi assim. Faz um tempo relativamente curto que a saúde bucal é associada à qualidade de vida das pessoas. Considero isso uma conquista e, modestamente, entendo que como docente de um curso de odontologia posso contribuir de alguma forma para que essa consciência se consolide, como já acontece nos países da Europa e nos Estados Unidos.

 

UNISL: O que a Odontologia proporciona a sua vida?

Luiz Bianco:A odontologia tem me proporcionado a oportunidade de conviver com pessoas de diversas idades e de diversas classes sociais. Essa troca de informações é fundamental para que um profissional de saúde entenda seu ofício como uma atividade de interesse social. O exercício da odontologia, tanto na iniciativa privada quanto no setor público é, para mim, a oportunidade de ajudar a construir um mundo mais igualitário, mais humano e mais ético.

 

UNISL: Para um futuro Odontologista qual conselho você daria?

Luiz Bianco:A odontologia é uma ciência que vem evoluindo muito. Isto é ainda mais notável depois do advento da internet. O surgimento de informações novas sobre materiais dentários, técnicas e outros recursos é diária. Durante a faculdade de odontologia é absolutamente impossível captar tantas informações. Assim, o meu conselho é no sentido de que o futuro cirurgião dentista consolide a sua capacidade de buscar o conhecimento onde ele estiver, que ele seja capaz de selecionar o que realmente vai fazer a diferença e desenvolva como sua principal habilidade, a capacidade de gerir a sua própria carreira profissional, especialmente em relação à sua educação continuada. Essa habilidade deve ser desenvolvida a partir da sua graduação.

______________________________________________________________________

O Centro Universitário parabeniza todos os profissionais cirurgiões dentistas que dedicam o senso estético de uma artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge.

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas