Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Curso prepara acadêmicos de Ciências Biológicas para identificação de vetores do aedes aegypti

Publicada em 11/09/2017 por Assessoria de Imprensa

Promovido pela coordenação de extensão do Centro Universitário São Lucas, o intuito do curso de entomologia médica é dotar os participantes de informações sobre os vetores que transmitem os arbovírus da dengue, zika e chikungunya para que possam contribuir não só na sua área de graduação, mas também na sua comunidade. A região amazônica possui mais de 500 arbovírus que são transmitidos principalmente por mosquitos.

 

De acordo com a bióloga, professora Glauciane da Silva, o curso foi realizado em duas etapas e abrangeu palestra referente a prevenção, transmissão, tratamento da doença e finalizou com a parte prática no laboratório.

 

 “É importante qualificar os alunos para que estes conheçam os principais criadouros, o que pode servir de recipiente para proliferar o mosquito para que possam tomar medidas de eliminação. Todos os anos, no período em que antecedem as chuvas, preparamos palestras e cursos como este para quando chegar o período do inverno a população esteja preparada adotando medidas para que não haja surtos em nossa cidade”, afirmou a professora.

 

Para ministrar o curso, o UniSL convidou o biólogo Edson Neves, responsável pelo laboratório de etimologia do município de Porto Velho, que durante a palestra abordou as principais arbovirose que na região e seus vetores. “A preocupação é repassar o conhecimento sobre os vetores, cuidados e tratamentos. Hoje estamos apresentando na prática como identificar esses vetores, no caso o aedes aegypti que é o principal vilão desses arbovírus que conseguem transmitir várias arboviroses. Com isso os alunos poderão identificar desde a larva, pulpa e adultos”, destacou o biólogo.

 

A acadêmica Liliane Braga, explica a importância de participar de cursos de extensão. “Me identifico muito com essa área, gosto de trabalhar com pesquisa de doenças e esse curso é importante pelo alto índice dessas doenças causadas por mosquitos na nossa região”, declarou.

 

Arboviroses e arbovírus

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas