Faculdade São Lucas

Curso de Odontologia do UniSL inicia a primeira temporada do projeto Confraria do Dente

Publicada em 12/09/2017 por Assessoria de Imprensa

Na tarde desta segunda-feira (11), o curso de Odontologia do Centro Universitário São Lucas, iniciou o projeto “Confraria do Dente” que tem como objetivo promover a integração dos acadêmicos do curso de odontologia de diferentes períodos por meio de rodas de conversas.

Todos os encontros serão mediados pela Profª Ma. Leslie C. Fiori Leite que explicou que os temas abordados envolverão, além dos conhecimentos formativos da área de odontologia, temáticas relacionadas aos problemas socioeconômicos e psicossociais da sociedade atual.

“Essa integração se torna importante, na contemporaneidade, no sentido de criar um elo entre o acadêmico, o curso e a instituição, para que o estudante se sinta parte integrante do processo de sua formação como um todo. Ademais, essa iniciativa contribuirá não somente para a formação profissional, mas também para a formação pessoal e social do acadêmico, evitando, por conseguinte, uma possível evasão ao longo do curso, justificada pela integração do mesmo ao curso, professores e colegas acadêmicos”, salientou.

A coordenadora do curso de Odontologia, Profa. Iracema Amaral disse que a proposta de se promover encontros com rodas de conversas entre alunos de diversos períodos do curso de Odontologia, visa buscar essa integração e passar conhecimentos aos acadêmicos especialmente através de trocas de experiências, além de abrir ao aluno um espaço para expressar suas ideias, expor seus anseios, dúvidas e mesmo suas dificuldades de aprendizagem e relacionamento interpessoal. “Em um curso de Odontologia, com uma carga horária integral, os alunos passam a maior parte da semana no ambiente da faculdade, sendo assim, a instituição poderá ainda ter um papel importante de identificar precocemente possíveis transtornos pelos quais os alunos podem estar passando, visto que na grande maioria das situações pode ter um reflexo direto no desempenho acadêmico dos mesmo”.

ESTRATÉGIA DE AÇÃO

Os encontros serão realizados uma vez por semana, com duração de 1 hora e 30 minutos. Os alunos interessados deverão se inscrever em períodos que serão estabelecidos posteriormente. A cada inscrição serão selecionados 08 acadêmicos que poderão participar de 04 encontros que acontecerão sempre as segundas feiras.

Os temas de cada encontro serão pré-estabelecidos e divulgados na semana anterior aos encontros. Algumas atividades como palestras e visitas a instituições (Lar de idosos, orfanatos, ONGs e etc) também serão oferecidas aos acadêmicos nas próximas temporadas.