Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Curso de Odontologia comemorou dia do Cirurgião Dentista com ciclo de palestras para os acadêmicos e profissionais

Publicada em 27/10/2017 por Assessoria de Imprensa

A coordenação do Curso de Odontologia realizou dia 26 de outubro em comemoração ao dia do Cirurgião Dentista um ciclo de palestras no auditório do SENAC para acadêmicos do 5º ao 8º período do curso.

 

As duas palestras foram “Clareamento dental da Clinica Diária- Materiais e Técnicas”, ministrada pelo Prof. Igor Paulinelli da cidade de Niteroi- RJ e a palestra “Física Médica em Radiologia, Radioproteção, Legislação e Laudo Radiométrico” ministrada pelo professor Doutor Luciano Schwanck Lopes do Rio Grande do Sul.

 

Durante a palestra sobre Clareamento Dentário o Professor Igor afirmou que a obtenção de dentes mais claros é uma solicitação estética cada vez mais comum dos pacientes odontológicos. Em resposta a essa demanda surgiram às técnicas de Clareamento dental que são tratamentos utilizados para tornar os dentes mais brancos e que possui várias técnicas para obter o melhor resultado para cada paciente.

 

“Muitas são as técnicas e materiais indicados para o clareamento dental, sendo as realizadas ou supervisionadas pelos cirurgiões dentistas as mais seguras. Dentre essas técnicas pode-se citar o clareamento caseiro supervisionado com moldeira individual, o clareamento de consultório e a associação de ambas as técnicas”, explanou em sua palestra.

 

De acordo com o Professor Igor as manchas geralmente estão associadas às substancias corantes como café, tabaco e acúmulo de placa bacteriana ou biofilme dental.  Ou as manchas podem ser adquiridas durante a formação do dente, seja por um trauma dental; pelo uso de algumas substancias químicas, e também pelo avançar da idade, com o desgaste do esmalte, parte branca do dente, e exposição da sua dentina, parte mais amarelada.

 

A palestra “Física Médica em Radiologia Radioproteção, Legislação e Laudo Radiométrico” do professor Luciano orientou de modo sucinto os alunos de odontologia e profissionais da área sobre a legislação necessária para manutenção de aparelho de raios-x no consultório. “O cirurgião dentista precisa conhecer as regulamentações de radiologia odontológica para iniciar as suas atividades profissionais de maneira segura, tanto para os pacientes como para ele mesmo e de modo a não ferir a legislação vigente sobre o assunto. Conhecer os efeitos biológicos dos raios-x é fundamental para usar a radiação como um meio seguro de auxiliar de diagnóstico”, explicou.

Copyright © 2018 | Faculdade São Lucas