Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Curso de Nutrição elabora análise sensorial de alimentos livres de Glúten

Publicada em 29/05/2017 por Assessoria de Imprensa

No dia 25 de maio, aconteceu no laboratório de Técnica e Dietética do Centro Universitário São Lucas, uma Análise Sensorial com o objetivo de desenvolver produtos tradicionais isentos de glúten com sabor, textura e apresentação próximos a produtos convencionais que contêm farinha de trigo na composição. E que sejam produtos fáceis de serem produzidos pela população em geral.

 

A atividade faz parte do desenvolvimento da pesquisa "Elaboração de alimentos livres de glúten visando à melhoria das condições de vida de populações de celíacos” aprovado no Programa de Apoio à Pesquisa (PAP), do Centro Universitário São Lucas.

 

Este projeto de pesquisa tem como pesquisadora principal Profa. Inez Helena Vieira da Silva Santo e bolsista de Iniciação Científica do curso de Nutrição, Thatiana Wanessa de Oliveira.

 

“Com a aprovação deste projeto pelo PAP, ingressei no Doutorado da UNIR - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e estou desenvolvendo esta pesquisa que além da Análise sensorial de Produtos Isentos de Glúten, também irei realizar a análise Bromatológica destes mesmos produtos para gerar o rótulo nutricional que será posteriormente disponibilizado para a população celíaca indicando a qualidade nutricional dos produtos desenvolvidos”, explicou a professora Inez Helena.

 

Foi realizada Análise Sensorial de três formulações de panquecas diferenciadas. Uma panqueca tradicional feita de farinha de trigo, e duas panquecas isentas de glúten (preparadas com farinha de arroz e amido de milho). “A proposta era que os provadores degustassem as três panquecas e avaliassem cada uma. Os resultados analisaram se as pessoas conseguem destingir a diferença entre as panquecas, pois os resultados forem parecidos entre as três ou a tradicional e uma das panquecas isentas de glúten é porque conseguimos obter um produto parecido com o tradicional, atendendo à demanda de uma população celíaca, que é consumir produtos livres de glúten, mas parecidos com produtos tradicionais do mercado.”, afirma a professora Inez.

 

Participaram da Análise Sensorial o público em geral adulto de ambos os gêneros, maiores de 18 anos, residentes em Porto Velho e que não são portadores da Doença Celíaca.  Este público foi formado por professores, colaboradores e acadêmicos do UniSL além do público externo que estava visitando o UniSL.  

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas