Ciências Biológicas: Aula sobre Política Nacional de Resíduos e Inclusão de Catadores de Materiais Recicláveis com a participação do MNCR

Publicada em 07/11/2017 por Assessoria de Imprensa

A aula da disciplina “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, ministrada pela Professora Maricélia Cantanhêde no Centro Universitário São Lucas, teve a participação especial dos membros do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis- MNCR da Vila Princesa.

Esta aula foi ministrada na disciplina de Consultoria Ambiental e de acordo com a professora, esta interação com os Catadores é de extrema relevância, pois a partir das experiências relatadas por eles os acadêmicos analisam de forma prática e objetiva a inclusão social proposta pela legislação. O Catador realiza um trabalho muito importância para o Meio Ambiente e a Sociedade em geral. “São os catadores que coletam, separam, transportam, acondicionam os resíduos sólidos, transformando o que antes era visto como lixo, inútil e pronto para ser descartado, em mercadoria, com valor de uso e de troca”, destacou a Profa. Maricélia.

Durante a aula os representantes do MNCR compartilharam suas experiências de anos de coleta e a importância do trabalho do catador de materiais recicláveis, os riscos e também o preconceito que passam diariamente.

No final da aula, a professora Maricélia Cantanhêde que é gerente de Extensão do Centro Universitário São Lucas, fez a entrega dos coletes de identificação para facilitar a identificação e acesso dos catadores aos locais de coleta uma ação que faz parte do programa de extensão apoio da instituição as associações e cooperativas da região. “A partir de agora estes coletes serão o uniforme de trabalho dos catadores para fazerem a coleta dos materiais recicláveis em Porto Velho, evitando assim que sejam impedidos de entrar nos locais por falta de identificação”, afirmou a professora.